segunda-feira, 30 de agosto de 2010

FISICA& QUIMICA x meu pensar e minhas compotas!

Dizem que o universo conspira a favor (ou contra) de nós mesmos.... Creio que isso lá deve ter um pouco de razão.

Há muitos anos atrás li um livro de um pastor metodista - à época os livros de auto-ajuda eram inexistentes - e já naquela percebi o quão diferente são as reações - nossas e dos outros também! - frente a termos pensamentos positivos sobre determinado assunto (reunião de negócios, contratos, sua postura perante seus companheiros etc)
Além da Fé - que já coloquei em uma postagem - que creio mover montanhas, se imaginarmos que TUDO de certa maneira está interligado, o que eu estiver fazendo ou pensando nesse exato momento poderá ter uma repercussão, seja ela qual for. Afinal de contas, uma das leis básicas da física é a AÇÃO E A REAÇÃO. ( será que por isso Cristo nos orienta a dar a nossa outra face?!)
Hoje em dia, como diz um tio muito querido e estudioso, coloca muito bem quando diz que a "FISICA E A QUÍMICA, dantes, disciplinas desvinculadas, hoje caminham lado a lado, logicamente com suas peculiaridades.... ". 
A percepção dessas "duas disciplinas" permeiam tantas outras como a engenharia, a arquitetura e no ponto de vista, inclusive a sociologia e a antropologia, já que de certo modo interferem no cotidiano do ser humano.
Se além da FÉ do crente ( entenda-se neste texto que "crente" é todo aquele crê em algo, mesmo que antagônico ao seu ou ao seu pensar) que induz ou mesmo proporciona um bem estar psicológico dado a "sua crença em algo",  SE pensarmos que as interligações fisicas-quimicas, "conspiram" em favor do que se crê, podemos deduzir de certa maneira que aquilo que cremos e pensamos hoje podem influenciar no que está ao seu redor.... ?!
Tomado isso como premissa e tendo um exemplo "raso"como ilustração do que escrevo: Se formos trabalhar, achando a vida complicada, cheia problemas insolúveis, com cara "amarrada"e de péssimo humor, com toda certeza nosso dia será horrível... Mas não só o nosso! Será o horrível TAMBEM para as pessoas que trabalham conosco, direta ou indiretamente.
Não querendo tomar como base a antiquérrima POLYANA e pobre órfã, que fazia o "jogo do contente" para não encarar a sua realidade triste e dura, projetando portanto o BEM em tudo o que via. Creio todavia, que de certa maneira, POLYANA estava certa ao "projetar"coisas boas ao seu redor e que nesse sentido, não alienado, mas com propriedade daquilo que enfrentamos, devêssemos respirar fundo e olhar que nem tudo que nos acontece é totalmente ruim, mas sim, uma oportunidade de conhecermos as pessoas com quem lidamos e de aprendermos com os nossos erros.
O pragmatismo e o modo de ver as problemáticas analiticamente, além de nos fortalecer em sabedoria, nos fornece um "banco de dados"a ser utilizado no futuro
Além de crer que a Fé ( nesse caso, minha em particular) realmente pode mover montanhas, creio que o "projetar" coisas boas para vc e para todos ao seu redor, as tais "coisas boas" retornam para vc. Isso é física: ação e reação.
Elucubrando dessa maneira portanto, constato: Por que as pessoas continuam, (senão pela Fé, mas que seja pela fisica então, ou mesmo pelo modo empírico que a maioria das pessoas aprendem) a desejar o mal para o outro?!
  • A inveja;
  • A ingratidão; 
  • A falta de perdão ( a favor de si mesmo e do outro também), 
  • A insegurança em si mesmo que muitas vezes leva a mentiras bobas e inconseqüentes mas que machucam do mesmo jeito, podendo cedo ou tarde, levar a uma solidão desmedida....);
  • A soberba, que prá mim também está ligada a insegurança, frente a falta de percepção que todos erram e falham, inclusive os que se julgam possuidores da verdade;
  • O não assumir o seu EU de verdade e tentar ser alguém que vc não é de fato;
  • A mentira, e como o ditado bem diz: "tem perna curta" e pior....Quem mente pode até achar que o outro não está percebendo ( frente a sua soberba/ insegurança de assumir uma posição que para ele é de exposição...) Mas será que não passa pela cabeça a possibilidade do outro estar ATURANDO as mentiras ( mesmo que bobas) por amor a essa pessoa, já que lembra cada citação e cada fato? Será que a soberba/ insegurança emburrece? e na tentativa de não se expor TODA a exposição já foi captada e assimilada?
Hoje meu doce de laranja lima que leva mais de 5 dias de preparo queimou, bem na fase final do processo.
Meu fogão tem 2 chamas e não vi que a chama interna permaneceu ligada, mesmo que em fogo brando. Ao desligar a boca principal, o aroma invadia as narinas de sobremaneira que minha mãe, além de cientista política, pedagoga e compoteira entre outras coisas, elogiou o aroma e a beleza das laranjas por dias trabalhados, passo a passo, conforme o tempo que devemos saber esperar....
Ao abrir o portão o cheiro de caramelo recendia na rua.... 

Pensei: AH NÃO! eu delisguei o doce!!!
O que em um primeiro momento foi uma frustração frente a incompetência de não se atentar a um fato importante, o sentimento de que: EU POSSO FAZER DE NOVO e VOU FAZER, tomou lugar ao desanimo de ver as lindas laranjas, meio lindas, meio destruídas.

Associando as lindas laranjas a outros fatores da vida....
De que adianta "projetar" algo ruim ao seu redor frente a "laranjas" que antes eram vistas por mim como lindas e depois, como sendo motivo de entristecimento e desilusão?!

Que venham outras laranjas! Que venham outros doces!
Que os novos doces sejam mais inesquecíveis que os primeiros!
E que os novos doces possam ser de aroma e sabor inigualável ao tão esperado primeiro.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RECEITAS DA CHICA FELIZBINA: COMPOTA DE LARANJINHA JAPONESA

Na familia, TUDO que é fruta vira compota, doce de colher, chutney, geléia, doce em barra, em pedacinhos, em pedações e por ai vai........
Brota a "mineirise" do vô Pedro e o duro era (e ainda o é!) achar tanto vidro ou gamela para caber as invenções das Tias que junto com minha mãe e de toda a "primaiada", ficavam rodeadas por nós, tanto para aprender a fascinante arte que nos encantava, como para sentir o aroma inigualável do doce quente.... Além de comer, logicamente!
Todas na familia são compoteiras e tem o famigerado "comichão do tacho de doce", carregando o inerente prazer em faze-los. É como disse: basta ver uma fruta, que vira compota! Umas em menor escala, outras em maior escala. 
Me lembro que certa ocasião, foi o mamão... A tal da fruta foi explorada de todas as maneiras possíveis pela Tia Vina e Tia Júlia, que rodeada por nós crianças e assistentes informais - que embora ajudássemos, entre uma ajudinha  e outra, lá se ia uma bocada.... 
Foi mamão verde enrroladinho (nem Jó teria tamanha paciência para enrrolar a fina tira da fruta!),  doce de mamão em colher, em pedaço e de mamão maduro! que esse ultimo confesso que só comi uma só vez no sitio...Por onde será que anda a receita?
Atualmente na familia, julgo que Suzel é quem detém a maior quantidade de receitas gravadas na memória e na ponta da língua, sendo por mim nomeada a MEMORIA VIVA das receitas de CHICA FELIZBINA que tentarei postar aos poucos aqui, enquanto coloco em prática a minha "comichão do tacho de doce".

E por falar em Suzel e parafraseando minha mãe, conhecida também como "TINIDI", mamãe diz que Suzel herdou também o "dedo verde" da familia. Uma mudinha aqui, se transforma em outra ali, que já está plantada em um canteiro acolá e por ai se vai.... E ter "dedo verde" creio também, é mister da familia... (atualmente minhas orquídeas estão lindas, mas meu jasmim estrela.... ai!)

Em outra prosa contarei sobre: "a SAGA do MARMELO PERFEITO", porque hoje a pauta é laranja, e laranja Kinkan! 
Compota de laranjinhas Kinkan.
Ingredientes: 
- 500gr de laranjinhas
- 1 xícaras  e meia de chá de açucar e água ( mais ou menos 1 xícara)
Modo de Preparo: (vou colocar aqui um novo jeito que Tinidi e eu descobrimos para descascar as laranjinhas, já que testamos os dois modos de fazer)
1) Numa assadeira de aluminio, colocar as laranjinhas lavadas e secas e regar com um pouco de alcool. NAO DEIXAR ALCOOL SOBRANDO NA ASSADEIRA!
2) Chacoalhar a assadeira de modo que molhe todas as kinkans por inteiro e queimá-las com cuidado, chacoalhando a assadeira até que o fogo cesse.
3) Lave as kinkans e faça um corte em X na parte contrária do cabinho.
4) Com uma colher ( eu uso boleador) retire a poupa de cada laranja
5) Aferventar as kinkans  por 10 minutos por 2 vezes. Trocar a água a cada fervura!
hehehe, essa foto esfumaçada está pessima, mas já que a tirei.....
6) Levar ao fogo o açucar e a agua até ferver.
7) Apos fervura, acrescentar as todas as laranjas e deixe-as cozinhar em fogo médio por 15 minutos.
8) Mexer a panela a cada 5 minutos.
Voilà!
Algumas pessoas colocam canela e cravo. Eu particularmente neste doce, prefiro sem as especiarias.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Coisas de Karenina: O Ativismo desenfreado x o Amar ao Proximo

Coisas de Karenina: O Ativismo desenfreado x o Amar ao Proximo: "Eu e Lela temos uma calopsita em casa. Lelinha a ganhou no inicio de 2007 em troca da chupeta, ( ideia da madrinha Pri, tambem conhecida co..."

O Ativismo desenfreado x o Amar ao Proximo

Eu e Lela temos uma calopsita em casa. Lelinha a ganhou no inicio de 2007 em troca da chupeta,  ( ideia da madrinha Pri, tambem conhecida como fada-madrinha dos dentes - por ser dentista). Eu, Mauricio e Lela escolhemos com carinho o animalzinho, a gaiola ( confesso que nao gosto de passaros em gaiolas, mas Pity fica mais fora da gaiola do que dentro) e todos os brinquedinhos do bichinho.

Desde então, Pity, tem feito parte das nossas vidas diariamente.

Nunca pensei que um pássaro pudesse ser um "PET" tão companheiro tal como ele o é. Basta ouvir o barulho de chave da porta de entrada (!) ou da cortina do meu quarto que já começa a nos chamar... parando somente quando o liberamos da gaiola para ele explorar o território já conhecido, e caminhando junto conosco. Não existe 1 único dono ao qual ele dedica mais atenção como na maioria dos pássaros... Ele dá atenção a todos da casa.
Se saimos de perto, ou se subimos para andar superior, o pio -pio já começa, parando somente quando falamos com ele lá de cima que já vamos.

Hoje, aconteceu um acidente, por ele andar solto, ele parou embaixo de um dos meus pés enquanto me equilibrava para colocar uma assadeira em um lugar mais alto..
Pisei nele e bem na cabeça... O bichinho foi direto a sua gaiola e la eu vi o hematoma que se formava a ponto de seus olhos fecharem de dor... e perder o penacho da cabecinha...Liguei para todos os veterinários que ele já passou, nenhum aberto. Achei um 24h que me pediu para ir indo enquanto chamava a especialista de aves silvestres...

Lela, não sabia se chorava pelo pássaro ou pela atenção que eu despendia ao Pity, já que fiquei arrasada por ter causado o acidente.... Acabei tendo que deixá-la com a minha mãe, enquanto no carro, Pity abria os olhos e fechava-os com expressão de dor.

Tive que esperar a veterinária chegar e nesse meio tempo, abri a gaiolinha de transporte e comecei a fazer carinho nele, que estava trêmulo e com dor, e aos poucos o tremor foi passando, embora cada vez mais o hematoma se espalhava.... fiquei ali, falando baixinho que tudo estava bem e fazendo carinho da bochecha laranja ate o meio das costas.... o que foi reconfortante para ele em meio a dor e para mim,  que também sofria com olhos inchados.

Não vou entrar em detalhes, que foram horas de tensão. Mas ele não fraturou nada, (tirou varios raio X de vários ângulos permanecendo agarrado encostando sua minúscula cabeça em mim, em todo o tempo...  Tudo indica que ele ficará bem. Tomou antiinflamatório e analgésico na barriguinha e vamos ter que administrar por 5 dias um antiinflamatório e analgésico oral e caso coma, darmos papinha...

Estou ainda muito triste com episódio de hoje, vindo em minha mente uma reflexão a qual quero compartilhar: Muitas vezes, o nosso "ativismo"diário, a qual muitos priorizam o trabalho, o estudo, ou qualquer outra coisa que envolva vc mesmo, nos esquecemos o quão salutar é poder se dedicar a uma pessoa querida, ou mesmo a alguém que esteja necessitando de ajuda.
Muitas vezes algumas palavras ditas na hora certa fazem toda a diferença para aquela pessoa, ou mesmo um afago, um abraço mouco, ou palavras de encorajamento e as vezes somente sentar ao lado e chorar junto, ao lado.

Penso quantos de nós paramos os nossos afazares com real sinceridade de sentimento para se oferecer em "abrir a gaiola", sentar ao lado e se doar completamente? 
O que mais vale na vida? O ativismo desenfreado que traz a diferença ao final do mês em bens de consumo, ou o real amor, a misericórdia e o olhar as pessoas como elas estão, além de nós mesmos?


Deixo aqui essa reflexão entre o nosso ativismo desenfreado x o amar ao Proximo..

domingo, 22 de agosto de 2010

CHUVAS DE BÊNÇÃOS....

"TERMINEI"


A sensação de término da dissertação e o envio da mesma para a banca de qualificação, trás uma sensação de bem estar, mas ao mesmo tempo de "não término, visto que ainda tenho os slides para preparar bem como após essa etapa, a própria banca avaliadora de mestrado....


MESMO ASSIM, COMEMORO ETAPAS & DIAS VIVIDOS NA MINHA VIDA....


Fiquei tão alegre ( mesmo tendo que ir em 4 lugares diferentes antes do meio dia e com a Lelinha que me ajudou muito) que após o almoço - tendo dormido 6 horas records frente as 3 ou 4 no ultimo mês - fui comprar mais terra para os meus vasos....


Adoro ver plantas e fores, e adoraria ter um jardim imenso na frente de casa para pode cuidar... Mas tenho 2 canteiros frontais e vários vasos no quintal e em casa que enchem minha vida de cor, cheiros e alegria em ver a perfeição de Deus em todas as coisas. 
Esse é um dos meus hobbies prediletos.... jardinagem...


Eu e Lela trabalhamos a tarde no jardim da frente limpanda as folhas secas do canteiro e cortando a era que avançavam as orquídeas (abriram novas espécies e outras estão para abrir....)


Enquanto ela cochilava no sofá, resolvi subir e guardar algumas coisas referentes aos meus "divórcios internos", em uma caixa de modo a colocar no passado coisas que tiveram muito significado na minha vida e que de certa forma me fazem lembrar algo que quero esquecer e deixar na memória somente, quem sabe até, um dia recordar com certo sorriso.


Ao deitarmos, frente a jardinagem exaustiva, Lela disse na hora de oração: "Mamãe estou vendo chuva sobre mim e em vc"! Perguntei: Como assim?! Chuva Lela?  ( mas sabia o que ela queria dizer, e fiquei temerosa, mesmo sabendo que era bênçãos! ( a última vez que ouvi sobre chuva sobre mim, foram palavras da minha amada pastora Jane em um acampamento...)


Sim, mamãe, chuva de bênçãos! de cura....! "Achei tremendo Deus usar uma criança de 4 anos para nos fazer saber Sua vontade!


Orei como de costume com ela, agradecendo a "chuva de bençãos" sobre nossas vidas... e por fim, coloquei a mão na cabecinha dela agradecendo pela vida dela na minha vida e que Deus pudesse ministrá-la com vários dons, ministérios e muitas coisas boas... Ela rapidamente respondeu: (repetindo o mesmo gesto) e disse: Ministro na sua vida mamãe, uma única coisa, o AMOR.  (E novamente fiquei boquiaberta frente as suas palavras)
Vc será muito amada! E o será inclusive por mim.... aliás mamãe, eu já te amo muito né?





quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O simples é simples mesmo!

Diante ao dia de hoje, teria vários assuntos a discorrer no meu blog... Poderia falar de decepção, de tristeza, de indignação, de malignidade e tantas outras coisas que me surpreendem a cada dia...

Todavia, opto por falar do Amor ! Não somente porque ele é de certa maneira o antônimo de todas as coisas acima citadas, mas porque ele realmente é a ESSENCIA e nossa força motriz que nos faz girar a roda da vida.

Poderia citar 1 Co 13 que demonstra com propriedade o que o Amor, mas prefiro ilustrar o amor nos atos do decorrer de um dia....

O amor é se doar de várias maneiras....Doar um sorriso, um abraço, um elogio verdadeiro.... Doar tempo ouvindo um amigo ou mesmo falando em uma roda de amigos.
O amor é aquele que comove, e dessa comoção, é gerado um movimento seja ele no âmbito do pensar ou do agir... ou mesmo dos dois.
O amor é também a misericórdia irrestrita as demais pessoas ou mesmo as criaturas..... é querer o melhor para a outra pessoa, mesmo que a sua situação não seja ou esteja "das melhores". É se alegrar na felicidade do outro a ponto do sua alma se encher com essa alegria....
O amor é saber olhar. Olhar as pessoas além do que se é exposto. É olhar com olhos perceptivos a ponto de entender o próximo.... é olhar ao nosso redor e enxergar além das pessoas e dos lugares.

O amor é puro, é simples, é contagiante. O amor não é uma curva feita em curva francesa.... e sim com compasso...

Talvez por isso as pessoas não entendam, que o simples é simples mesmo.

domingo, 15 de agosto de 2010

DIVORCIOS INTERNOS & A MENTIRA GRATUITA.

Dia cansativo e não muito producente.... O que fazemos ao término de um dia como esse? várias coisas, mas optei pop ver um filminho leve...

Escrevo hoje sobre dois temas distintos, mas que em algumas vezes caminham juntos. Tenho vivenciado-os por anos nas duas situações: juntos, ou isolados....

Geralmente gosto de filmes com "conteúdo"... mas percebi que mesmo os filmes tais como antigas sessões da tarde (elas ainda existem?!) servem para desopilar resquícios guardados a muito tempo na memória e também em objetos, na esperança que um dia o tal sonho venha a acontecer....

O filme com Meryl Streep, Steven Matin & Alec Baldwin sob o título "Simplesmente Complicado: divorciada com benefícios" veio a calhar em dia como esses...


Não conto filmes, porque perdem toda a graça! Todavia, me serviu para refletir "quantos divórcios" nós temos que lidar dentro de nós mesmos para poder a prosseguir.... e quantas memórias! Que servem, como vício para alimentar algo que guardamos nos nossos pensamentos e sentimentos.

Algumas dessas na grande maioria, são boas logicamente.... Embora, "MUST BE" lacradas, ou esquecidas por hora, em uma caixa no fundo de um armário empoeirado e sem uso...
Esses "divórcios"internos e o desapego a objetos que fizeram muito sentido no passado, seja em qualquer âmbito da sua vida, nos remetem ao lugar ou situação que vivemos no passado. Creio que isso é mais recorrente no gênero feminino devido as diversas percepções que ao longo dos anos desenvolvemos.... um cheiro, uma sabor, uma fala, um olhar, uma música.... Até pedras nos trazem lembranças! (vou postar no meu flickr)


A outra reflexão, podendo ou não estar em associação a primeira, diz respeito a memória em si.

A grande maioria das pessoas me dizem: "Nossa que memória!" quando resolvo quebrar uma argumentação ou quando perco a paciência de "boa samaritana" e de ouvir mentiras sobre mentiras, mesmo quando essas não impactam em nada....

Cito como exemplo bobo, mas que mostra ou a falta de caráter em admitir suas vontades, ou tamanha baixa estima a ponto de sequer conseguir confessar algo verdadeiro....Existem momentos que a vontade é de dizer: "Você lembra que disse que estava comprando isso para ciclano e não para vc, mas na verdade, a compra era para vc e hoje usa na maior cara de pau, achando que eu ou o mundo não percebe a mentira?! A questão é: ou essas pessoas se acham erroneamente com um intelecto tão acima das demais a ponto de pensar que ninguém irá lembrar, ou essa pessoa tem uma baixa estima gigante a ponto de não conseguir admitir que gostou de algo seu e que gostaria de ter um igual! Me pergunto: Qual é o problema em admitir isso? Ao admitir, essa pessoa estará se expondo para a outra? Será que não é muito pior a outra saber de tudo isso e ficar calada?

Confesso que as vezes finjo que uma fala é verdadeira, ou simplesmente, lanço um "É mesmo?"só para não causar celeuma, ou mesmo para perceber até onde a capacidade humana é capaz de mentir (ou se esconder) por coisas bobas ao passo de se expor e simplesmente falar a verdade, já que cedo ou tarde é essa que aparece....

Não sei se ter boa memórias se dá ao fato de sempre ter escrito diários ou mesmo gostado de registrar situações vividas com desenhos ou fotos.
produto.asp.jpgO que concluo porém é que seria melhor NÃO ter esse tipo de memória a ter que simular uma "falsa percepção de registros" simplesmente para perceber o quão "chato" e "triste" é saber que determinada pessoa mente, ou esquiva-se da verdade ao passo que vc lembra, sabe da mentira, fala  ou ato propriamente, mas que a vida seria desagradável vc ter que dizer: "Ei! péra lá......."

Por fim, para pensar:
- quantos "divorcios" devemos eliminar da nossa mente e coração.
- como é chato e triste conviver com as mentiras por menor que elas sejam
- até que ponto vale a pena conviver com pessoas que mentem e até que ponto ( ou quantas vezes?) vale a pena vc dissimular e "fingir"que não percebeu?!

sábado, 14 de agosto de 2010

"Todo dia é dia de peixe!"

Sempre que acordo, acordo de bom humor, embora as palavras brotem somente após uma ou duas boas CANECAS de café.... (bebida a qual nomeio: "néctar dos deuses".

Com a mente já visualizando minha jornada diária penso: CRISTO, me dai forças! hoje vai ser um "daqueles"dias infindáveis.... 
Mesmo assim, após minha diária, que sempre me enchem de ânimo mesmo quando o texto nos remete a situações tristes, minha alma diz: HOJE É DIA DE PEIXE, KA! e por mais que tenham tormentas e ventos fortes vindos de todos os cantos dos mares, a fidelidade de Deus é tremenda a ponto de chegar no final do dia e pensar: Tudo que conquisto  é com esforço, mas sempre que as redes são lançadas, elas vem lotadas de peixes!

Alguns de vcs podem pensar que ao dizer "peixes"significa dinheiro, novos negócios ou oportunidades.... Mas digo, "peixes" são muito mais que isso ! Pode até significar o que supra citei, mas com certeza não são os peixes imprescindíveis em minha rede, como um sorriso, uma fala ou email amigo, um ato de compaixão  e o compartilhar coisas boas com quem nos quer bem.

Hoje a noite tive mais uma decepção ( já esperada é verdade, mas que não deixa de sempre causar estranheza frente a anos de convivência).... Todavia, como digo sempre: HOJE FOI DIA DE PEIXE! porque uma situação isolada e já esperada não anula a "farta rede"de "peixes grandes"que Deus me enviou!

E com certeza, vc que está lendo é um desses peixes especiais.
Obrigada!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

RECEITAS DA CHICA FELIZBINA: TORTA DA SERAFINA


Como é bom comer! e principalmente em dias de frio! Lá vai uma receita de mamãe super facil de fazer!


Primeiramente, nada de ficar fazendo massa folhada! Vá ao supermercado e compre da AROSA a massa folhada JÁ ABERTA! Sim! descobri isso por esses dias....porque antes era um tormento abrir a tal da massa folhada! Agora ela já vem em camadas....


INGREDIENTES DA TORTA DA SERAFINA


- 1 ou 2 pacotes de massa folha já aberta! ( Compre o segundo se quiser cobrir...Acho interessante todavia, deixar ela aberta mesmo, além de menos engordativa, o recheio fica lindo.
- açúcar o suficiente para fazer uma calda grossa e que encubra todos os ingredientes do recheio. Pode-se utilizar açucar mascavo.


RECHEIO
- e recheio a gosto! ( o que quero dizer com isso?!) quero dizer que vc pode colocar o recheio que vc quiser!
a ultima fiz com banana ouro ( sim! daquelas miudinhas que vendem somente no pé da serra) e maçã gala e canela em pedaço
Outras sugestões:
1) de recheio seria somente as maçãs picadas com canela
2) ameixa, creme de baunilha e uva passas
3) maçãs e uva passa
4) etc, etc, etc


Modo de fazer:
a) unte uma forma com óleo e polvilhe com farinha de trigo
b)Abra a caixa da massa abençoada que já vem aberta para vc
c) Caso opte por mostrar o recheio, faça uns "adornos" dobrando a massa para acomodar melhor o recheio.
d) leve ao forno conforme as instruções da caixa. ( pré aqueça a 180C) e não esqueça de furar a massa com um garfo!
e) enquanto a massa esta asssando lindamente no seu forno, pique as maças, as que não nanas ouro ( podem ser várias já que são pequininas) e em uma panela em fogo baixo coloque as frutas e o açucar ate cobrir as frutas... Não precisa colocar muito açucar.... Doce bom é aquele é tão doce....
Acrescente as 2 pedaços de canela em pau e 2 cravos para aromatizar.
f) mexa em fogo baixo ( please!) a mistura até que a calda ferva e agregue todos os componentes, deixando-os dourados.....
g) fique de olho para o açucar nao queimar.... Apos fervura, deixe uns 3 minutos e verifique se a calda está consistente e não muito liquida.
h) reserve o recheio
g) retire do forno a sua massa folhada ( que deu um super trabalho para fazer) e lance sobre a mesma o recheio já morno. Não pode deixar para colocar o recheio frio porque não espalha!
h) para quem quiser cobrir, coloque a massa folhada por cima e volte ao forno...


VOILÀ... temos uma sobremesa saborosssima que pode ser acompanhada até por sorvete de creme!





segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MEMÓRIAS DA PEQUENA KARENINA & PAPAI

Dia dos pais.... :)


Naada mais apropriado do que lembrar as coisas especiais da infância...


Todo sábado era sagrado irmos ao clube. Papai pegava na minha mãozinha e a outra era destinada ao meu irmão para atravessarmos a rua em direção ao clube. 


Caminhávamos comendo mexerica ou mesmo cenoura crua já descascada pela mamãe, que de clube nunca gostou por isso se esquiva-se na cozinha com seus maravilhosos quitutes...


Lembro-me que tinha vezes que jogávamos bola ou faziamos outros esportes... (voley, basquete, tamboreu, tenis, etc) ou mesmo corríamos pela pista fazendo exercícios como se fossem nado sincronizado... Mãos sincronizadas diferentemente das pernas....


Mas a maioria das vezes era o aprender a " bater o pé" na água que trabalhávamos, afinal de contas, os pés são os motores ele dizia.... e ficávamos lá aprendendo a a lidar com o motor por horas para então, treinarmos as braçadas...que eram corrigidas sistematicamente até darmos as braçadas certeiras que hoje temos (sem virar o corpo em demasiado e sem tirar a cabeça pra fora dágua inapropriamente...)


Dizendo assim, parecia que estávamos em treino rigido (era um treino com certeza e vindo de um campeão paulista e brasileiro de natação!), mas na verdade, o dito treino que era mais uma "brincar e estar com o papai"  além de ser uma diversão!


Principalmente porque desde pequenina ja frequentava a piscina olimpica enquanto os outros estavam com suas boinhas de braços.... (a qual meu pai abomina, porque não dá liberdade para os braços se movimentarem adequadamente!)


Papai não estava nos treinando para competir, mas para saber nadar bem em caso de situação de perigo...
Até hoje me vem a mente suas falas: "no mar, na maioria das vezes, morre afogado quem SABE nadar!
Portanto cuidado! Vcs sabem nadar!".... Até hoje me lembro disso quando nado em mar aberto indo para o fundo. Vejo a correnteza, o vento, a linha de arrebentação, para só depois desfrutar da calmaria que o mar proporciona.


Mas nem só de esporte meu pai foi marcante em minha tenra infância.
Todos os dias ele chegava com um chocolate da kopenhagen em forma de bichinhos .... Quando já ouvíamos a chave girar, já sabíamos que era ele... e os chocolates! 
Meu pai era o responsável pelas historias mirabolantes antes de dormir... ( talvez dai venha a minha imaginação em contar historias e inventar personagens para a Rafaela). 
Eu e meu irmão chegavamos de mancinho enquanto ele estava lendo algum livro, já deitado e perguntávamos: Conta historia hoje, papai? ( ele nunca se recusou!) e corriamos se aninhando nele para ouvir as peripécias da turma do sugismundo, o chocolate, o vira-o-mundo e outros personagens sempre em aventuras e desvendando mundos diferentes ou florestas inabitadas! Depois era cama!
As leituras de livros de historia e a oração eram com mamãe.... 


Lembro-me dos ditados e das lições intensivas de fono! Todos os dias, Todas as noites... (dessas eu não gostava, mas sabia que tinha que fazer...) e dessa dedicação, a troca dos Ds pelos Ts passaram-se rápido... 


Já na escola, papai fazia questão de ler TODOS os livros de literatura que nos davam em aula.... Lia rapido para depois esperar na nossa lentidão de quem está se enveredando por Machado de Assis, José de Alencar e euclides da Cunha entre outros.... Mas não pensem que parava por ai....
O que mais ele adorava fazer era perguntas sobre o entendimento de texto... Me lembro como se fosse hoje, eu na antiga 7 serie tendo que ler um livro de  Machado de Assis ( que de raiva que já esqueci o nome!) nas férias de julho.... Papai leu em dois dias... eu em quase as ferias todas...  Eu, que já tinha completado por conta toda a coleção de Jose de Alencar, me deparei com um livro extremamente massante e de dificil entendimento...ai que tormento! e eram ferias! na praia! só que chovia por ser julho...então: Leitura!
Mas me lembro que apos a arguição do papai, percebi que entendi tudo errado.... e assim, a leitura mal lida, foi relida por 2x com dupla atenção... 
Penso que foi nesse momento que percebi que tinha que ler todas as coisas com atenção e não somente as que eu gostava de ler ( e que devorava!)


Lembro de uma questão de logaritmo ja estudando na Federal de São Paulo...
Meu irmão, mais velho um ano, não conseguiu resolver a questão, então levei para o meu pai.... Me lembro ele dizendo: Nossa! Faz muito tempo que não resolvo logaritmo. Tras o livro... e foi assim que ele me explicou a questão e resolveu o problema...


Tanto mamae quanto papai adoram ler... Nao passam 1 mes sem ler 2 livros ou mais....
Só que meu pai lê tudo que cai na mão dele! Seja qualquer tipo de religião, ou dicionario, ou mesmo a enciclopédia ( acho que ja leu por mais de 4x)  Só parou de ler quando chegou a tv a cabo com os programas " naturais" do national geographic, ou historic channel....
Semana passada estava lendo a biografia do Obama, essa semana já sei que está em outro... preciso averiguar....


Fora tudo isso tem as historias da "italianada", as musicas italianas que ouvia nos discos de 78 rotações que vinham da casa do vovô.... E quem conhece quem que conhecia ciclano, e beltrano.... Adoro ouvir "causos".


Vcs devem estar pensando: Mas e o esporte? A-ha! esse ele continua fazendo todos os dias, rigorosamente. Só não vai ao clube quando este fecha as segundas-feiras ou quando está chovendo torrenciamente....


Após o que descrevi aqui, alguém pode me dizer quem é que brinca com a minha filha de 4 anos de idade, adentrando no mundo infantil de fantasias?


Meus pais são meu exemplo de vida. Aos 77 anos, ambos fizeram faculdade (mamãe fez duas até, e especialização), conhecem idiomas, trabalharam com afinco, me deram carinho, amor, dedicação e sonhos que permanecem até hoje arraigados no meu coração.
Nesses momentos difíceis e doloridos de uma dissolução matrimônial, foram eles que me ergueram, consolaram e me fizeram lembrar diariamente quem eu sou, quem é a minha familia, e o amor e apoio incondicional que eles demonstram na minha vida e na da minha filha diariamente.


Louvo a Deus pela minha familia,
Louvo a Deus nesse dia especial, o meu pai. Exemplo de amor, de conselhos pragmáticos de um economista, 
de retidão e coerência no pensar e o ato de se doar....

SEGUEM AS ORQUIDEAS DO JARDIM DE CASA


domingo, 8 de agosto de 2010

SENTIMENTO DE ESTRELAS

 ? 
O que são elas? Mero acaso?
Acaso? O que é ele? Fatos arbitrários reunidos de alguma maneira, com ou sem nenhuma logica?
Lógica? O que vem a ser está palavra muito utilizada no de engenheiros e arquitetos e também no meio acadêmico.... É a fórmula física-quimica que leva uma substância a se transformar em outra a olhos nús?
Tudo há lógica? E quando não se há Lógica? Existe fatos que transcendem a velha e boa lógica que conhecemos?! O que vc acha?


Até creio que podem haver algumas dessas coincidências espalhadas por ai.... Até porque estatisticamente elas devem existir....Mas prá mim, na sua grande maioria, as tais não são mero acaso... 


Como se explica sentir um desejo imenso de comprar um simples avental de cozinha para presentear uma amiga e essa ao recebe-lo dizer: " Se vc soubesse o quanto precisava de um e que inclusive tinha pensado nisso ontem... (justamente na hora que comprei).... Alguns podem então dizer: Ah! Força do pensamento!...


Pergunto: Força do Pensamento de quem? meu? ou dela? e por onde " trafega" a tal " força do pensamento?!
Seria como as rotas traçadas no céu para os aviões voarem? Porque sim... O dito tráfego aéreo existe e as "ruas" são bem planejadas pelos "urbanistas" das torres de comando...


Como explicar um sentimento ao dizer ao irmão: "Não saia de carro hoje, por favor!.... Saia, mas vá com alguém, mas não use o nosso carro...." e ficar aflita por saber que algo aconteceria com o carro, mas não sabia o que seria, quando seria ou como seria......Até ouvir a garagem sendo aberta e o carro espatifado.....


Será coisa do tráfego aéreo?!


Poderia citar vários exemplos vividos por mim ou por outras pessoas, mas o que gostaria de compartilhar hoje no blog é "um sentimento de estrelas...." ( me fez sorrir ao escrever isso!)


Estrelas não no âmbito "Hollywoodiano", mas no sentido de amplidão, de imensidão, de conexão, não pelo magnetismo ou demais forças fisicas que os planetas em si exercem, mas no sentido de conexão com a vida.


É impressionante como tudo na vida está interligado por alguma "coisa" maior, que transcende o entendimento de meros "paisanos" como nós aos ilustres cientistas como (vou repetir o dito dele de novo aqui) Einstein ao dizer que "o universo é como um relógio suíço, perfeito... e portanto deve ter um bom relojoeiro por trás dele..."


myspace layoutsSENTIMENTO DE ESTRELAS....   







Sentimento que nos mostra o quanto estamos conectados com o meio em que vivemos e habitamos e o quão ligados estamos nas percepções daquilo que não vemos, mas sentimos sem saber explicar.


Sentimento que ao mesmo tempo que nos mostra que fazemos parte de um grande estratagema, nos mostra também a nossa reles pequenez diante da magnitude de todas as coisas....


Sentimento de estrelas é dom de Deus e para isso devemos falar menos, pararmos com o nosso ativismo absurdo e ouvirmos mais, nem que seja por alguns minutos, o "sentimento de estrelas'....


Que todos vcs possam, além de provar os quitutes de Chica Felizbina, ou mesmo ver postagens de fotos de paisagens, flores ou mesmo situações "diferentes" frente aos meus experimentos, que vcs possam experimentar as estrelas....

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Memórias de CHICA FELIZBINA e já com a receita do bolo de Laranja...

Afinal de contas quem é Chica FelizBina?! (ora também chamada de Chica FelizBerta!) rssss
Já citei em algumas postagens a Tal, mas nunca entrei em detalhes.... Hoje começo, em meio a outras postagens a contar um pouco dessa figura, mas não personagem, porque acredito ( me corrijam se estiver errada...) não dá para ter personagem coletivo... :)



Pois bem, a prosa é essa.... Esse era uma apelido que o meu saudoso Tio Rubens chamava todas as meninas da familia... Geralmente eu era chamada de Chica Felizbina, mas se outra priminha já havia chegado ao sitio, ai sim eu era a Chica FelizBerta e entre Chicas & Chicas a "primaiada" ia chegando...



E foi assim, crescendo sendo uma das Chicas Felizbinas ou Felizberta como toda a Familia assim o era, crescemos indo ao sitio correndo pelo carreador do cafezal, se perdendo no pomar a caça ao tesouro (muitas vezes a pista do mapa, deixados pelos primos mais velhos que faziam valer o sitio todo! ( 5 alqueires!) estavam escondidas embaixo de goiabas podres, só para termos que remexer no monte... (de mais de 1 metro de altura que os danados aprontavam)... As pistas, na maioria das vezes eram charadas (o que fazia que a caça ao tesouro durasse umas 6 horas!) ou simplesmente diziam: "olhem para cima" e ao olharmos tinham várias gigantesca teias de aranhas com inumeros insetos (que pra mim continuo achando que eles traziam da faculdade de agronomia ou medicina de tão grandes que eram!) de onde saíamos pulando massarocados de goiabas podres e de teias de aranhas grudadas pelo corpo gritando e ecoando por todo o sitio.... 
As vezes ouviamos risadas abafadas... Perguntávamos: Será que o Saci?! e o medo de encontrar o tal do Pererê em meio a nossa trilha?!


Mas acreditem: "Não havia prazer maior que passar as férias no sitio com todos os primos! e ouvir as historias antigas da familia ou mesmo de aventuras mirabolantes antes de dormirmos...." 
Vejo o tamanho das redes e me pergunto: como é que cabia todas as crianças em uma única rede para ouvirmos a historia do Marcão?! e Não! Nenhuma rede Quebrou! Mas a rede mais cobiçada era a do Tio Rubens! Só porque era dele e sabiamos que teriamos que sair ao ele chegar.... portanto era uma briga danada para sentar um pouquinho só na rede dele. :)



Além das aventuras diurnas, tínhamos as noturnas, com lanternas, galochas e bones e as vezes cantil....Todos equipados para descobrirmos sapos enormes ou mesmo para percebermos os grilos e vagalumes ou as várias constelações e mesmo até planetas pelo telescópio do Tio Rudy. ( nunca me esquecerei quando vi Saturno.... :)
Jogos, quebra cabeças que duravam horas e horas em frente a lareira acesa resendendo  a chá de erva cidreira colhida na hora pelo querido Enoque.



Além de tantas estripulias, tinha ainda os sabores e aromas que vinham do fogão a lenha....Verdadeiras alquimias...



A goiabada sendo cozida no tacho de cobre no fogão a lenha por horas e horas, onde a espátula de madeira tinha mais de 2 metros  de tão grande que era o tacho e também de tanto que a dita cuja da goiabada PULAVA tentando nos alcançar... Impossível esquecer o que é mexer aquele tacho gigante e igualmente impossível esquecer uma queimadura da pululante goiabada! 
Mas que valia a pena, ah! isso sim, VALIA! 
E fazíamos Goiabada de tudo que era jeito... de colher, de cortar, geleia de goiaba, goiabada cascão, doce de goiaba em calda..... Segredos mineiros guardados e passados de geração para geração.... o ponto fio da calda.... :)



A colheta  até a moagem do Café, o Leite da minha querida tia Vina pelas manhãs, as Redes, a colheta do Pomar, o rio, o barco e a Granja, merecem capítulos distintos que vou eternizando-os aqui aos poucos em meio a outras postagens.



Crescemos, casamos, temos filhos, mas ainda hoje é assim: Basta saber que um dos primos está pensando em ir para o sitio que já nos animamos para irmos também... E COMO É BOM ESTARMOS EM FAMÍLIA!



Segue a receita da(s) Chica Felizbina do bolo de laranja que comi semana passada feito pelas tias


BOLO DE LARANJA MALUCO 
INGREDIENTES


4 OVOS
2 ½ XÍCARAS DE AÇÚCAR
1 LARANJA COM CASCA, LAVADA, PICADA E SEM AS SEMENTES
(eu Karen corto a laranja em quatro e tiro a partezinha branca da laranja e os caroços....)
1 XÍCARA DE ÓLEO
3 XÍCARAS DE FARINHA
1 COLHER DE FERMENTO DISSOLVIDO
1 PITADA DE SAL EM ½ XÍCARA DE ÁGUA


BATER TUDO EM LIQUIDIFICADOR


COBERTURA
 SUCO DE ½ LARANJA 
1 XÍCARA DE AÇÚCAR
COM  O BOLO QUENTE FURAR E ESPARRAMAR POR CIMA A COBERTURA.


OBS: CONSIDERAR UMA LARANJA TIPO PERA DE TAMANHO NORMAL. 
SE FOR PEQUENA PODE COLOCAR NO BOLO DUAS LARANJAS. 
O MESMO VALE PARA A COBERTURA: SE QUISER MAIS MOLHADO PODE COLOCAR O SUCO DE UMA LARANJA


Mexiriquinha.... Pé Lotado!
Pessegueiros em Flor,Lindo, perfumado....Teremos doce de pessego este ano?!



Uma nova Historia...

Ouvi um cântico a pouco em uma célula de amigos e aniversário de uma querida amiga. 
O Titulo do cântico de cara já me chamou a atenção e decidi transcreve-lo aqui....

Uma nova história

Sai da tua tenda,
Oh filho meu e eu te mostrarei as estrelas do céu....
Sai da tua tenda,
Oh filho meu, e eu te mostrarei a areia do mar


Será que podes contar?
Será que podes imaginar, 
Tudo aquilo que sonhei para ti filho meu....


O que minhas mãos fizeram para ti, 
Minha benção será será sobre ti.


Uma historia Deus tem para mim
Fotos de Chica Felizbina: Sininhos das fadas lá do Sitio
Um novo tempo Deus tem para mim
Tudo aquilo que perdido foi, 
Ouvirei de tua boca: " Te abençoarei"


Fotos de Chica Felizbina: Primaveira Laranja la do Sitio 


domingo, 1 de agosto de 2010

As JABUTICABEIRAS em FLOR!

Não pude resistir!
Tão logo eu vi as fotos do Ypê Branco feitas pela Maria Helena, decidi ir correndo conferir a formosura da florada da árvore (que pra quem não sabe dura pouquissimos dias....)
Mesmo tendo que escrever minha qualificação de mestrado, a cada paradinha estratégica, me aproximava mais das jabuticabeiras que "indecentemente" estão florecidas aguardando a chegada dos frutos, atraindo nos seja pela majestade da florado quanto pelo inebriante perfume que adentrava a sala e permeava os quartos e varanda....
Para quem sabe o que é o perfume de uma jabuticabeira em flor tem a noção do que descrevo.... mas multipliquem isso por VÁRIAS JABUTICABEIRAS.....!
Não sou perfurmista, porém creio que os especialistas poderiam utilizar esta essência em suas alquimias.... 
O perfume, que tão logo percebi ao abrir a porta do carro, atingindo minhas narinas em meio a uma brisa mansa,  me remeteu a lirios brancos, porém muito mais suaves e delicados, tal como a própria brisa que passava...
Da pureza branca e de exótico design divino transforma-se em fruto de casca preta arroxeada com bagos dulcissimos e suculentos....E  tem mais! Comer jabuticaba em baixo do pé dá um outro capitulo de boas memórias!
Flor de Jabuticaba: Abertas e em botão




Deixo com vcs portanto as fotos das flores de Jabuticaba....
Quantas jabuticabas darão esta única árvore?
Todos os troncos tomados pelas flores
Este galho quase todas as flores estavam abertas! 
Creio que foi o zoom mais proximo que consegui.....