segunda-feira, 7 de julho de 2014

Romantismo no ar: CALL MR Darcy, please?

Romantismo no ar...

Quem ja viu o filme a casa do lago? Como arquiteta, eu nao sei se gostaria de morar nela, mas certamente é uma casa inspiradora, principalmente pela vista e mais ainda no contexto do filme em que ela se insere.
A mocinha do filme, para completar, tem como livro de cabeceira uma das minhas autoras prediletas: Jane Austen.... Histórias de amor verdadeiras, onde mocinhas com seus longos vestidos e laçarotes de fitas esperavam por seu amor eterno debaixo de uma arvore...
Cresci assim. Lendo livros. Nao de contos de fadas (?!), mas sonhando com os diálogos como Mr. Darcy e Elisabeth.
Creio que o filme a casa do algo resgata um pouco esse imaginário: a sedução pela espera. o envolvimento e a paixão entre duas pessoas que se dá no filme todo platonicamente....
Fico pensando na evolução feminina, na conquista de nós mulheres no mercado, na política e como é importante termos voz ativa na sociedade.
Por outro lado, vejo cada vez mais  ( nao sei se existe culpados, ou se deve a evolução societária, ou mesmo de genero) os homens se comportarem com total deselegância ( e até mesmo querer ganhar vantagem em pequenas situações sobre as mulheres). Aonde foram para os homens como Mr. Darcy? Ou mesmo o famigerado arquiteto ( kennu reeves) da casa no lago?!
Parece que quanto mais as mulheres se tornam independentes  e tendem ajudar mais em casa afim de woman, de crescer, o homem se acomoda com essa situacao. Vejo isso em varias camadas sociais... É geral!
Será que a mulher para ser respeitada, ganhar palavras doces que nao sejam frutos de cinismo, tem que ser incompetente e uma "não-faço-nada"? O que leva a acomodação sistemática dos homens?
Ah Jane Austen... será que vc imagina que os homens no presente seriam assim?!
Nós mulheres sentimos falta de uma casa no lago.
Sentimos falta das cartas do arquiteto!
Sentimos falta dos cuidados " descompromissados" de Mr. Darcy... Que embora rude, transmitia  sua confiança e seu amor.
Sentimos falta das palavras doces
Sentimos faltas dos olhares que nao trocamos....
Qual é mesmo a nossa música? Temos uma?
Qual é o nosso lugar predileto?
O que eu mais gosto?
Qual a minha cor predileta?!
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.cranik.com/images/acasadolago.jpg&imgrefurl=http://www.cranik.com/casadolago.html&h=303&w=420&tbnid=tK77X5v0O2PuZM:&zoom=1&docid=t35V_C2S9Us7WM&hl=pt&ei=pya6U-rtJdPHsATzvICIBw&tbm=isch&client=safari&ved=0CCMQMygGMAY
As pessoas nao se conhecem... O mundo gira. E o ser humano vai atras em movimento uniforme ou acelerado. Nao se questiona. Nao pensa. Nao reflete.
O que levamos da vida? A prata? O ouro? As minhas propriedades? Ou será que levo as minhas emoções, as minhas sensações, experiências e sentimentos?
Quero um Mr. Darcy ou o personagem da casa do lago em minha vida.
Creio que é isso que toda mulher sonha...
Deixo os laçarotes de Jane Austen no passado, mas revivo o romantismo dos antigos tempos. Esses eu os quero!
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário