sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Memórias de CHICA FELIZBINA e já com a receita do bolo de Laranja...

Afinal de contas quem é Chica FelizBina?! (ora também chamada de Chica FelizBerta!) rssss
Já citei em algumas postagens a Tal, mas nunca entrei em detalhes.... Hoje começo, em meio a outras postagens a contar um pouco dessa figura, mas não personagem, porque acredito ( me corrijam se estiver errada...) não dá para ter personagem coletivo... :)



Pois bem, a prosa é essa.... Esse era uma apelido que o meu saudoso Tio Rubens chamava todas as meninas da familia... Geralmente eu era chamada de Chica Felizbina, mas se outra priminha já havia chegado ao sitio, ai sim eu era a Chica FelizBerta e entre Chicas & Chicas a "primaiada" ia chegando...



E foi assim, crescendo sendo uma das Chicas Felizbinas ou Felizberta como toda a Familia assim o era, crescemos indo ao sitio correndo pelo carreador do cafezal, se perdendo no pomar a caça ao tesouro (muitas vezes a pista do mapa, deixados pelos primos mais velhos que faziam valer o sitio todo! ( 5 alqueires!) estavam escondidas embaixo de goiabas podres, só para termos que remexer no monte... (de mais de 1 metro de altura que os danados aprontavam)... As pistas, na maioria das vezes eram charadas (o que fazia que a caça ao tesouro durasse umas 6 horas!) ou simplesmente diziam: "olhem para cima" e ao olharmos tinham várias gigantesca teias de aranhas com inumeros insetos (que pra mim continuo achando que eles traziam da faculdade de agronomia ou medicina de tão grandes que eram!) de onde saíamos pulando massarocados de goiabas podres e de teias de aranhas grudadas pelo corpo gritando e ecoando por todo o sitio.... 
As vezes ouviamos risadas abafadas... Perguntávamos: Será que o Saci?! e o medo de encontrar o tal do Pererê em meio a nossa trilha?!


Mas acreditem: "Não havia prazer maior que passar as férias no sitio com todos os primos! e ouvir as historias antigas da familia ou mesmo de aventuras mirabolantes antes de dormirmos...." 
Vejo o tamanho das redes e me pergunto: como é que cabia todas as crianças em uma única rede para ouvirmos a historia do Marcão?! e Não! Nenhuma rede Quebrou! Mas a rede mais cobiçada era a do Tio Rubens! Só porque era dele e sabiamos que teriamos que sair ao ele chegar.... portanto era uma briga danada para sentar um pouquinho só na rede dele. :)



Além das aventuras diurnas, tínhamos as noturnas, com lanternas, galochas e bones e as vezes cantil....Todos equipados para descobrirmos sapos enormes ou mesmo para percebermos os grilos e vagalumes ou as várias constelações e mesmo até planetas pelo telescópio do Tio Rudy. ( nunca me esquecerei quando vi Saturno.... :)
Jogos, quebra cabeças que duravam horas e horas em frente a lareira acesa resendendo  a chá de erva cidreira colhida na hora pelo querido Enoque.



Além de tantas estripulias, tinha ainda os sabores e aromas que vinham do fogão a lenha....Verdadeiras alquimias...



A goiabada sendo cozida no tacho de cobre no fogão a lenha por horas e horas, onde a espátula de madeira tinha mais de 2 metros  de tão grande que era o tacho e também de tanto que a dita cuja da goiabada PULAVA tentando nos alcançar... Impossível esquecer o que é mexer aquele tacho gigante e igualmente impossível esquecer uma queimadura da pululante goiabada! 
Mas que valia a pena, ah! isso sim, VALIA! 
E fazíamos Goiabada de tudo que era jeito... de colher, de cortar, geleia de goiaba, goiabada cascão, doce de goiaba em calda..... Segredos mineiros guardados e passados de geração para geração.... o ponto fio da calda.... :)



A colheta  até a moagem do Café, o Leite da minha querida tia Vina pelas manhãs, as Redes, a colheta do Pomar, o rio, o barco e a Granja, merecem capítulos distintos que vou eternizando-os aqui aos poucos em meio a outras postagens.



Crescemos, casamos, temos filhos, mas ainda hoje é assim: Basta saber que um dos primos está pensando em ir para o sitio que já nos animamos para irmos também... E COMO É BOM ESTARMOS EM FAMÍLIA!



Segue a receita da(s) Chica Felizbina do bolo de laranja que comi semana passada feito pelas tias


BOLO DE LARANJA MALUCO 
INGREDIENTES


4 OVOS
2 ½ XÍCARAS DE AÇÚCAR
1 LARANJA COM CASCA, LAVADA, PICADA E SEM AS SEMENTES
(eu Karen corto a laranja em quatro e tiro a partezinha branca da laranja e os caroços....)
1 XÍCARA DE ÓLEO
3 XÍCARAS DE FARINHA
1 COLHER DE FERMENTO DISSOLVIDO
1 PITADA DE SAL EM ½ XÍCARA DE ÁGUA


BATER TUDO EM LIQUIDIFICADOR


COBERTURA
 SUCO DE ½ LARANJA 
1 XÍCARA DE AÇÚCAR
COM  O BOLO QUENTE FURAR E ESPARRAMAR POR CIMA A COBERTURA.


OBS: CONSIDERAR UMA LARANJA TIPO PERA DE TAMANHO NORMAL. 
SE FOR PEQUENA PODE COLOCAR NO BOLO DUAS LARANJAS. 
O MESMO VALE PARA A COBERTURA: SE QUISER MAIS MOLHADO PODE COLOCAR O SUCO DE UMA LARANJA


Mexiriquinha.... Pé Lotado!
Pessegueiros em Flor,Lindo, perfumado....Teremos doce de pessego este ano?!



Nenhum comentário:

Postar um comentário