quarta-feira, 29 de setembro de 2010

RECEITAS DA CHICA FELIZBINA: COMPOTA DE LARANJA LIMA

"Ai meu pé de laranja Lima!" - Esquindô Lelê, Esquindô Laiá
Da popular laranja, que já virou música,  livro, e novela, o que mais me recordo é a verdadeira festa da colheita no sitio com toda a familia e primos: a colheita das laranjas limas.....
Impossível também é não lembrar de quanto nos fartávamos de chupar a laranja embaixo do pé!  Enquanto os adultos as colocavam em grandes balaios de palha, nós, crianças também ajudávamos a colher! uma laranja para o balaio, uma para a barriga e embora os adultos nos alertassem: Hey! não chupa muita laranja! olha a barriga! Não estávamos nem ai... comia-mos as esperadas laranjas, a ponto de deitar no chão embaixo do pé, apertando uma folhinha e aprendendo desde a meninice as diferenças dos aromas das diversas laranjas....
Me admiro quando hoje escuto que pessoas não sabem descascar laranja..... o que me remete logo as doces lembranças dos doces pés das laranjas lima e aos próprios doces!
Essa compota também é uma das mais tradicionais e apreciadas pela minha familia, seja pelo sabor da laranja lima em si, que embora doce, não faz da compota em si, um doce melado e enjoativo, pelo contrário, é um doce de sabor refinado devido ao aroma, textura e pelo próprio açucar da fruta.
Essa compota é muito fácil de fazer, mas demanda tempo e paciência....o que garanto que vale cada momento dedicado....
Procurei seguir as dicas das "CHICAS" que detém toda a expertise em compotas as quais posto aqui...

Ingredientes:
-10 a 12 Laranjas Lima ( eu prefiro as que são de tamanhos medianos e de cor de casca bem laranja)
- Agua 
- 1 kg Açúcar ( talvez menos, ou mais... depende do tamanho das laranjas)
- especiarias 
Modo de fazer:
1- Lave todas as laranjas e de preferência, utilize o hidroesteril a agua conforme indicacoes na embalagem de maneira que as cascas das laranjas fiquem limpas por completo.

2- Seque as laranjas e rale as cascas em um ralador fino, deixando suas cascas raladas de maneira uniforme

3- Deixe-as em um recipiente com água filtrada por 5 dias. Importante: A cada dia deve-se trocar ao menos 2x a água das laranjas. Esse processo visa eliminar o amargo das laranjas. Se repararem, ao trocarem a água, perceberão algumas bolhas na agua e um cheiro caracteristico que aos poucos vai sendo eliminado.
Para outros tipos de laranjas, como a laranja caipira ou brava, utiliza-se trocar a agua do molho por 7 dias...

4- apos as laranjas terem ficado de molho por 5 dias, faça um pequeno talho aonde teria-se o cabinho. Com a ajuda de um pequeno boleador, vá retirando os caroços de dentro da laranja.

5- coloque a agua filtrada e o açúcar em fogo brando até que haja uma mistura entre os dois componentes, acrescentando o sumo da laranja ao tirar os caroços das mesmas. Acrescente se quiser, dois paus de canela.( Minha dica é colocar a canela somente no final do doce, para que o sabor da laranja sobrepuje o da canela)

6- acrescente as laranjas percebendo se a calda esta cobrindo-as por completo. Deixe levantar fervura.

7- Quando perceber que na panela já estão se formando bolhas constantes e que as laranjas além de moles (teste com um garfo) estão começando a ficar transparentes, é que o doce está pronto
Outra maneira de perceber se a calda está boa é testar com uma colhendo um pouco da calda e verificando se após algumas cotas um pequeno "fio" liga a mesma. Perceba que a calda não é em ponto de fio!

8- Esterilize os vidros com água fervente antes de colocar a compota.

Voilà

Nenhum comentário:

Postar um comentário