terça-feira, 26 de outubro de 2010

Será que o romantismo ainda existe?!

Há quem diga que nunca leu algum livro de Jane Austen, ou mesmo: Quem foi essa mulher?! 
Para mim, um dos seus livros, me foi apresentado pela minha mãe ainda na tenra idade, e desde então, essa autora que descreve o cotidiano de pessoas comuns da época com aguçada percepção psicológica e de sutil ironia faz parte do meu imaginário.
Entre outros autores que li à época, Jane Austen sempre foi uma das mais lidas por mim, "Orgulho e Preconceito"- Pride and Prejudice (1797), e Razão e Sensibilidade - Sense and Sensibility (1811)
"Orgulho e Preconceito" fez parte do meu romantismo adolescente, onde o amor entre um homem e uma mulher transcendia finanças, status societários em prol de um  amor verdadeiro.... Como não lembrar dos diálogos e olhares descritos entre Elizabeth Bennett e Mr Darcy?!


Ao visitar a primeira vez o Reino Unido em 2001, aproveitei a charmosa e imperdível cidade de Bath, para visitar o Museu de Jane Austen.


Hoje pude rever uma das versões do filme com minha filha e confesso que ainda me emociona o modo com que a história é conduzida, a troca de diálogos entre os protagonistas em um cenário bucólico ao qual vivem.
Fico pensando todavia, se minha filha ao invés de 4 anos tivesse 13 anos, se interessaria pela história ou mesmo pelo romance da época descrito pela autora, frente a realidade  frenética a qual vivemos....


É certo que eu mesma sou detentora e usuária de artefatos de última geração, todavia, além de me encantar tal romantismo, creio que ainda é parte da minha essência e modo de pensar...
Será que mesmo com os ipods, recursos infindáveis provenientes da internet, video-games, "desbancariam" romance bucólico de Elizabeth e Mr. Darcy?! Será que esses clássicos serão tidos pelas nossas filhas como histórias (e com isso sentimentos modificados) de um mundo que não existe mais?
Será que esse sentimento deveria ser restrito aos anos em que as histórias foram escritas?
É certo que ninguém mais anda a cavalo ou de carruagem, (alias, eu mesma prefiro o conforto de um carro!) mas o que trato nessa postagem é muito mais do que hábitos de época, vestimentas, reverências, etc, etc .... Minha fala diz respeito ao sentimento que impulsiona, que encanta, que ilumina os olhos! Sentimento que dói quando não correspondido e que move pessoas a andar na chuva mesmo que essa seja de inverno....


Fica ai meu questionamento os leitores e meu post como brinde ao romantismo de época e a grande Jane Austen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário