sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CORAGEM & CONFIANÇA: NOVAS PAISAGENS

Hoje em minha devocional diária, li um texto bem conhecido de todos, mas que sempre ao relê-lo, encontramos detalhes ou associações que antes talvez não tivesse chamado a atenção.
O texto de Exodo, do antigo testamento é tão atual e tão valioso que  por as vezes dizermos "antigo" nos leva a crer que não nos serve mais, ao passo de termos discernimento do valor embutido que as coisas antigas nos trazem... - basta passar em uma loja de antiguidades... :)
Exodo 17:1-7 nos relata a passagem onde Moisés, com o povo israelita no deserto, sentindo sede, clama a Deus por água... Deus fala a Moisés para pegar sua vara, alguns anciões e ir... e complementa: "Eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, onde ferirás a rocha e dela verterá água para o povo beber"  E assim aconteceu, no lugar que se chama Massá ou Meribá, pela contenda entre o povo de Israel....
Ao ler o texto e a reflexão de No Cenáculo, o autor de Kentucky, US, foi muito sábio em suas colocações, as quais eu as retrato aqui, junto com minhas considerações....
O povo israelita estava no meio do deserto. Sol, areia, calor, falta de água...Sairam do Egito rumo ao desconhecido e sendo guiado por Moisés...(que teve que "conquistar" a simpatia do seu próprio povo)
Ao terem sede, a primeira pergunta que se fizeram foi: " o que estamos fazendo aqui?!" ou como alguns diriam: "what the hell?" e muitos pensaram, que por pior que fosse a escravidão ou o julgo do faraó, no Egito eles sabiam que teriam o que comer e o que beber... MAS E AGORA?!
Sem dúvida alguma, em um primeiro momento podemos pensar que nossa segurança pode estar no " Egito", lugar já conhecido e portanto "seguro" ao passo de CONFIAR na provisão de Deus.
Muitas vezes, olhamos para trás em busca da suposta "segurança" que tínhamos, sem enxergar as inúmeras possibilidades que podem estar adiante e que somente saberemos se caminhar para frente....
Para isso temos que ter CORAGEM e CONFIANÇA de caminhar para lugares abertos! Pois assim como Deus estava a frente de Moises, o guiando, Ele com certeza estará lá sinalizando e provendo nossas necessidades sempre!
Que possamos tomar posse dessa CONFIANÇA E CORAGEM a fim de nos enveredar para novos lugares abertos que nos tragam possibilidades diversas!
Shalom a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário