sábado, 7 de julho de 2012

MUDANCA DE OLHAR

Há muitos anos atrás nossa sala da arquitetura FAAP teve que fazer um levantamento urbano de uma cidade inteira, cidade essa, chamada de Santana de Paranaiba. À época, reunidos em grupos de quatro em quatro pessoas, sem internet, tínhamos que procurar desde fichas cartográficas da cidade às fotos aerofotogramétricas que custavam uma fortuna... De pose dessa documentação íamos identificando in loco o uso de lote por lote na cidade: residencial? comercial? institucional? misto? e por ai ia...
Além do levamento, tínhamos que montar a maquete da cidade...:o)  ALém do levamento fotográfico (sem câmera digital) e ainda elaborar os croquis, perspectivas e pesquisa histórica, até porque essa cidade, rota de bandeirantes fundada em 1580 tinha muito a dizer....
Foi realmente um trabalho homérico... prazeroso sim, para os amantes da arquitetura e do urbanismo...
Após de 18 anos, hoje tivemos o prazer de nos reencontrarmos no mesmo coreto da cidadezinha.
Que delicia!
É verdade que nem todos os colegas puderam ir, até porque alguns moram em outros estados, em outros paises, mas os que puderam foram e os que não puderam acompanharam as fotos com saudades.
Confesso que senti uma emoção em percorrer o mesmo trajeto de outrora e em ver as mesmas casinhas conservadas construídas em taipa.
Os 18 anos pareceram na verdade semanas....
Muitos de nós com filhos, casados, divorciados, mestres, doutores, mas a essência eram as mesmas das pessoas que convivemos por cinco anos e que talvez pela correria de tantas tarefas  e mediçoes e projetos não tenhamos jogado tantas conversas fora como deveríamos.... Não que que a faculdade tenha sido maçante ou que não tenhamos nos divertido também.... mas hoje, a conversa foi TÃO agrádavel que a cidade que sempre foi o FOCO e o OBJETIVO principal passou a ser secundário, frente a nós mesmos.

bjos a todos

Um comentário:

  1. Lindo Ka!!!Adorei reencontrar todos e bater um papinho com vc!!1Bjos!Ingrid.

    ResponderExcluir