quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Palavras de ordem: DESPAULTÉRIO! DESCONCHAVO, DESPROPOSITO, DISPARATE!

Algumas vezes ouvi,pessoas conhecidas dizerem que "falo dificil".


Não me considero e nunca me considerei prolixa, longe disso!  Até porque nunca disse: "Aceita uma chávena de chá ?" (essa fala é da minha mãe....)


Dada a minha qualificação no mestrado, parei para pensar sobre essa questão, onde pontuaram que escrevo de modo fácil,  desde que na frase não apareça uma palavra difícil a ponto do leitor buscar o dicionário....


Pensei: Será MESMO que falo difícil mesmo?


É certo que infelizmente, a grande maioria da população brasileira, não tem acesso a leitura e a educação plena, e o ensino fundamental deixa a desejar, assim como já ouvi isso dos meus pais que além do francês, estudavam o latim e outras línguas....
Não vou entrar em fatores políticos, antropológicos ou sociológicos... Minha fala se refere meramente ao uso de palavras ditas "não coloquiais" ou coloquiais demais quando uso em um exemplo termos já consagrados pela nossa lingua, como performance ao passo de utilizar a palavra desempenho.


Nossa língua com tantas palavras chegam a expressar sentimentos complexos como a SAUDADE....
Como explicar a saudade em outras línguas?  difícil tarefa.....


Tenho utilizado ultimamente a palavra despautério..... percebo agora que os olhares vagos e moribundos deviam ser ao fato de nao saber o significado....


Temo quando me dizem que em sala de aula de lingua portuguesa, estuda-se Paulo Coelho.... De fato o autor inegavelmente possui muita inteligencia, haja visto que suas publicações são mundialmente aceitas.... Todavia, confesso: NAO GOSTO de PAULO COELHO... e acho um DESPAUTERIO somente livros como os dele serem estudados em sala de aula....


Me pergunto se os mais novos ouvirão falar de Machado de Assis, Oswald de Andrade ou mesmos os deliciosos livros que li em minha adolecencia , Jose de Alencar....


A falta de afinidade com a leitura, seja essa jornalistica, conto, cronica ou mesmo as poesias de Ruy Barbosa.... é notória.


Será que o futuro esta nos verrnaculos de paulo coelho:?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário