domingo, 2 de janeiro de 2011

QUE SAUDADES!

SAUDADES...
Palavra singular e dificil de traduzir....
Sua origem encontra-se no Latim, Solitate, que originalmente se referia ao sentimento de solidão  distanciando-se hoje do significado original. 
Podemos encontrar definições como: "Sentimento mais ou menos melancólico de ausência, ligado pela memória à situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável"; ou "Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distante ou extinta. Pesar pela ausência de alguém que nos é querido". Como sinônimos, encontramos: Lembrança e Nostalgia. (que pra mim, nem chegam perto do que seja Saudades!)
Na gramática Saudade é substantivo abstrato, de tão abstrato que é, encontra-se somente na língua portuguesa. Bom? Ruim?
Os outros idiomas têm dificuldade em traduzi-la ou atribuir-lhe um significado preciso: Te extraño (castelhano), J'ai regret (francês) eIch vermisse dish (alemão). No idioma inglês encontramos várias tentativas: homesickness(equivalente a saudade de casa ou do país), longing e to miss (sentir falta de uma pessoa).
Porém será que essas expressões definem o que sentimos? Ou são apenas tentativas de determinar esse sentimento complexo e ao mesmo tempo que vivenciamos em nosso cotidiano?  Não creio que seja somente um entrave de incompatibilidades da linguagem, mas uma característica cultural daqueles que falam a língua portuguesa.
Saudade não tem cor, mas pode ter cheiro. Não podemos nem ver nem tocar, mas tem lugar e espaço determinado. Saudades não dá para mensurar, mas sabemos o quão grande é..... 
Interessante percebermos Saudade como crônica, seja na musica ou na literatura...
Casimiro de Abreu versificou sua saudade da infância: "Oh! que saudades que eu tenho / Da aurora da minha vida / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais!"
Álvares de Azevedo antecipou a saudade mortal: "Se eu morresse amanhã, viria ao menos / Fechar meus olhos minha triste irmã / Minha mãe de saudades morreria / Se eu morresse amanhã!".  A poetisa portuguesa, Florbela Espanca, também registrou sua saudade: "E a esta hora tudo em mim revive / Saudades de saudades que não tenho... / Sonhos que são os sonhos dos que eu tive...".
Embora não seja uma fã de Renato Russo, confesso que me agrada a forma como canta a Saudade: "nessa saudade que eu sinto / De tudo que eu ainda não vi"  e "dos nossos planos é que tenho mais saudade"....  Saudades de sonhos traçados, de planos que nunca serão vivenciados....
E como falar de Saudade senão falar de Tom Jobim e Vinícius de Moraes? "Chega de saudade / A realidade é que sem ela não há paz...".
Saudades.... 
Que saudades do cheirinho do cabelo, da vozinha aos quatro ventos chamando: "mamãeeeeeee", do sorriso e do abraço da minha filha....!  E quão grande é!
Tão imprecisas e amplas são as definições de saudades. Resta-nos somente escrever sobre ela  afim de apaziguar tão singular sentimento abstrato...
Shalom a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário