quinta-feira, 7 de abril de 2011

Insone Insônia- o som do silêncio que não cauteriza

São 3h34 am...
Já deveria estar na minha cama no tal "sono profundo e reparador" que todos comentam...
Desde os meus 16 ou talvez antes, gracas ao Prof. Vieira (e aos 200 exercícios de matemática de cada vez (os famosos polinômios.... dentre outros temas de estudo, que tinhamos que entregar de um dia para o outro), ganhei esse presente: a insonia....!
Como resolver 200 exercício de matemática, fora os das outras disciplinas, chegando tarde em casa, e tendo que estar as 7h am na escola para correr as famosas 12 ou 13 voltas na pista de altetismo?!
A unica solução era o café que por vezes, intercalado com a coca-coca, me despertavam para a execução dos mesmos....
Dormir aos sábados ou domingos ESTA é a SOLUCAO!, vcs devem estar pensando.... Porém.... tinhamos aulas de sábado.... seja de redação, ingles ou de execução do canteiro de obras.....
Ai chegava o domingo.... O Domingo que deveria ser " sabático", mas que se tornou em mais um "dia de trabalho" seja na condução dos jovens no distrito, ou a preparação dos encontros de jovens que  giravam em torno de 200 pessoas....e fora os projetos! sim na prancheta, com caneta nanquim, e normográfo.....
Doces lembranças! Doces sonhos! Sonhos (?!) que são "inexistentes" do que sonhar e dormir de olhos abertos....
Minha mente inquieta, ainda hoje, pensa em vários tópicos... percorrendo o Atlas, dos novos assuntos e fatos....
Meus pensamentos inquietos, correm por vários cantos da memória.... Pensam em receitas que não testei, ou que não copiei em um dos meus cadernos com as receitas da Chica Felizbina, ou em idéias para otimizar e renovar a gestão interna do escritório, ou mesmo em começar a revisão do meu capitulo 4 da dissertação de mestrado, ou..., ou.... ou....
Racing mind, costumam dizer os ingleses. Acredito que essa expressão é bem oportuna para explicar a vastidão de coisas que habitam em minha mente....
Idéias Mirabolantes, ou soluções de problemáticas, costumam aparecer nessa hora da noite....e tão embora certas resoluções sejam boas,  penso: Isso lá é hora de resolver problemas ou pensar em alternativas?!... enquanto todos dormem....
Com isso o sono "reparador" gira em torno de 4 horas.... ( que até está melhor frente as duas horas que dormia em setembro do ano passado...)
O som se amplifica.... A geladeira silenciosa, bufa após a meia noite....
Escuto o barrulho do trem ao longe.... ou o apito do guarda- noturno parece corneta de estádio de futebol, (que antes, quando criança me dava medo -até porque sabia, que se o guarda estava apitando é porque era tarde....).... Tudo possui som.... até o silêncio....que embora contraditoriamente possui esse nome também não cauteriza os problemas da insone noite;
Idéias, Pensamentos, Constatações, Resoluções.... Correndo, correndo para algum lugar  ou vindo de outro da minha mente...
Penso também na Bondade diária de Deus na minha vida.....E também sobre pessoas especiais que por possuir essa diferenciação,  torna-se tudo especial....

Sono
Reparo,
Descanso
Que gera alegria
Penitude que gera paz....

shallon e bons sonhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário