quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sob o Prisma do Anis!

Outro dia, me deparei com uma questão que de tão simplória em uma primeira análise, me fez refletir em outras questões advindas dessas.
O "causo" foi simples: BOLO de FUBÁ com erva doce.
Até ai, talvez vocês estejam se perguntando de onde vem o MISTÉRIO em um simples bolo do nosso cotidiano brasileiro?
Ofereci  uma fatia de bolo a alguém que foi logo exclamando: Nossa ANIS!Quanto tempo eu não como ANIS! Pensei de pronto e disse: Não é anis! É ERVA DOCE! E a fala sobre o anis versus a erva doce durou uns 10 minutos...
Para mim, até então o Anis, dos famosos anisettes eram feitos com o Anis, conhecido também como anis estrelado. Se formos em qualquer mercado, ou mesmo no Mercado Municipal de São Paulo, e se pedirmos Anis, eles lhe darão o anis estrelado e de maneira alguma te oferecerão a nossa famosa erva-doce.
E dormi convicta sobre a diferenciação das duas ervas: 
Anis é Anis e Erva doce é Erva-doce!                                                                                                                                                                                                                          Após alguns dias, recebo um email, com vários sites, fotos e em várias linguas sobre a erva-doce e o anis... De cara pensei: Não acredito que foram pesquisar sobre o assunto, tudo por causa da fatia do bolo de fubá!
Deixei o e-mail de lado, um pouco por reltutância (confesso!) mas também para lê-lo quando tivesse mais tempo para absorver a explicação da famigerada discussão.
Após vários dias, resolvi ler o email. No decorrer da leitura, que por sinal, de maneira alguma foi arrogante, ou mesmo "cutucadora" percebi que em castelhano, Anis é erva-doce.... Bem, ai foi minha vez de pesquisar... Ervadoce é a semente do anis estrelado.... Ambos, portanto, estávamos certos, sob ponto de vistas diferentes....
Compartilhei a informação com esse meu amigo e fiquei calada em reflexão....
Quantas vezes por conhecermos uma "erva-doce" que de tão arraigada a nossa cultura, deixamos de ver o "anis" das demais?!
Essa simples questão faz com que possamos refletir nas diversidades culturais entre os povos, e no "modus operandi" de viver a vida ou mesmo de encará-la ou mesmo de refletir sobre determinada questão sob a optica da "erva doce" e não sob o prisma do "anis".
Penso em quantas pessoas deixam de mandar um simples e-mail (que a principio pode soar como provocativo) explicando o seu modo de enxergar as coisas.... E o quanto perdermos ao sequer saber o que o outro pensa ou compartilha. Se ele nunca tivesse me mandado o email sobre essa questão, quebrando um paradigma, eu nunca saberia que as duas coisas são iguais e nunca enxergaria com os olhos do "anis".
Tento perceber o como as pessoas observam a vida, ou o como reagem a determinada circunstâncias: Erva doce? Anis? ou haverão outras?
No fundo somos os mesmos, mas a forma de enxergar o anis estrelado ou a erva-doce, depende de cada um de nós.
Hoje procuro ver, conhecer e entender essa pessooa sob a óptica do Anis, e ao se colocar sob o olhar do outro percebemos as peculiaridades e detalhes que transformam uma vida toda.
Shalon!

2 comentários:

  1. Olá querida! gostaria de deixar minha contribuição a respeito do anis. O anis estrelado não é o mesmo anis (erva-doce) que conhecemos.
    O anis-estrelado (Illicium verum) é uma planta da familia das magnoliaceae. Nasce numa árvore da mesma família da magnolia que chega a atingir cinco metros de altura e que produz um fruto acastanhado em forma de estrela.

    A erva-doce que conhecemos é a Pimpinela anisum da familia das apiaceae - que tem como nome popular, erva-doce, anis verde e anis e é uma herbácea.

    Temos também a erva-doce (funcho) Foeniculum vulgare, também uma herbácea que dado o seu cheiro é confundida com a Pimpinela anisum (o anis) que é uma espécie aparentada mas plantas diferentes.

    O que essas plantas tem em comum é o anetol - mas botanicamente o anis estrelado não está relacionado ao anis, apenas tem gosto e aroma similar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor! que bom que vc escreveu! fiz uma confusão com esse tal do anis! porque so conhecia o estrelado e nao o outro.... :D
    Agora vou espalhar! Valeu!!!! beijokas

    ResponderExcluir