sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sou Forra!

Brinco ao dizer que recebi ontem minha carta de alforria! Sim! Finalmente sou divorciada.
Fiquei pensando o porque essa frase me veio a cabeça (Sou Forra) ao receber o e-mail do meu advogado. Páro e penso: Será que é assim que os escravos se sentiram ao receberem a carta de alforria? 
Reflito sobre a situação da escravatura... Triste, muito triste essa parte da nossa história. Ainda bem isso não existe mais!
Páro e reflito novamente: Será que não existe mais mesmo?! Será?!
Quantos tipos de violência ainda existem em nosso dia a dia? Quantos de nós precisam de "cartas de alforria" de alguma situação?! Penso que se fosse consultar todos os meus amigos, certamente várias pessoas levantariam as mãos bradando: Eu! Eu preciso!!!
Cartas de Alforria.... 
Os escravos certamente precisavam desse papel para mostrar sua independência, sua individualidade... Eu certamente preciso da minha averbação de divórcio para tocar minha vida... Mas quantas outras tantas situações nos sentimos presos, violentados pela manipulação e pela obsessão de controle?
Não sou a favor do anarquismo, antes que me perguntem... Mas reflito sobre quantas outras situações nos sentimos escravizados... Seja econômica ou política: ora pelo banco, ora pela clonagem de cartão de credito (sim, outra vez!) ora pela tributação abusiva do governo, ora pela obrigatoriedade do voto em conselho de arquitetura.... Ora pela burocracia das tramitações jurídicas e legais...
Isso sem levantarmos a bandeira do abusivo controle do homem - sexo masculino x  mulher... 
Quantas mulheres vivem sob julgo desigual? Quantas outras vivem sob o controle abusivo de seus maridos? Quantas são violentadas seja fisicamente ou psicologicamente?! 
A violência contra a mulher não pára por ai não... São inúmeras! O abuso e a violência psicológica em prol do controle e da manipulação do ser humano é diabólica!
Muitas vezes cheguei até a pensar: "Nossa preferia levar uma surra porque pelo menos poderia me defender do que ser abusada psicologicamente dessa maneira...."
Demora muito nós mulheres cristãs, (onde devemos preservar e ter a obrigatoriedade de manter o casamento), a acordar e pensar... Muitas de nós somente percebe quando caem doentes e mesmo assim continuam como mártir a manter algo que é abusivo em inúmeros sentidos.
Hoje, sou forra. Forra de abuso psicológico. Forra do controle, manipulação e violência abusiva a qual me submeti por 20 anos dos meus 38 anos.
Sou forra de ter a obrigatoriedade de fazer somente o que um queria...Forra de falar e conversar sem nunca ter sido ouvida. Forra de acreditar que construia algo em comum, e que depois percebi que o " algo em comum" se reduzia a mim somente. Forra de ser sempre subjulgada pela "inteligência suprema e irrepreensível" , do estar ele sempre certo, do sorriso de monalisa constantemente dado aos demais como forma de mostrar algo que não pensava. Forra !
Com certeza continuo escravizada em outros tantos aspectos... Agora: E você? É liberta?!
Shalon...

Um comentário:

  1. Mandou muuuuuuito bem Ká!!!!
    Gostei "Sou Forra". Acho que todas nós quando nos "separamos" de alguém, de alguma coisa, de algum sentimento, nos sentimos "forras" depois!
    Sentimento de liberdade, não no sentido chulo da palavra, mas sim liberdade de ir e vir, falar, pensar, SENTIR, fazer... ou como você mesma definiu (e não poderia ter melhor definição a meu ver!): "Forra do controle, manipulação e violência abusiva a qual me submeti por 20 anos dos meus 38 anos."
    Com base nessa frase, te respondo com a maior certeza e o maior orgulho: SIM! SOU LIBERTA!!! :-))))

    beijos
    Deca
    ahhhhhh não podia deixar de falar "parabéns pela Carta de Alforria" ;-)

    ResponderExcluir