sábado, 13 de novembro de 2010

O tempo certo de Deus: da floração, ao café e o sorrir

O sol brilha.
Doce engano. O brilho convidativo não é suficiente para esquentar o ar gélido do pleno " inverno primaveril"... Logo penso: arghhh... vou ter que me agasalhar...!


O cheiro de café me acalenta. Esse aroma sempre vai me fazer sorrir por mais frio que esteja ou seja os tempos...
Saboreio meu café vendo o sorriso lindo da minha filha e penso: Existe bênção maior?! Medito enquanto sorvo o momento: Não... não há!
Meu coração se derrete não pelo brilho enganador do sol, nem tampouco pelo maravilhoso aroma, mas sim pelo sorriso da minha pequenina.... 
Não há nada que eu mais ame do que ve-la sorrir...
Sorriso puro.
Sorriso que permeia o seu olhar e que estampa na minha alma alegria sem medida. Momento memorável. Imagem que me faz caminhar, enchendo meu coração de amor imensurável, confiança e coragem.


Enfrento o frio... penso no café e no aconchego da minha casa.... 
Reluto, mas saio.  e ao sair percebo minha orquídea africana... 


Há nove anos comprei a menor muda existente da tal orquidea. Logo me disseram que ela iria demorar uns 2 anos para florescer e que era melhor comprar uma muda maior. Ao ver o valor,  pensei: Sou paciente...espero.
Passaram 5 anos. 
Suas folhas grandes, fortes, adoraram a árvore da frente de casa, mas e flores?! Nunca apareceram. 
Como as demais, sempre a reguei com carinho e a adubava na hora certa, com o adubo certo, mas NADA de flores.
No 6 ano ela floresceu. Que alegria foi! Sua flor rara, púrpura violácea, enfeitou meu jardim com um único exemplar no meio da folhagem exuberante... Sua unicidade permaneceu ali por mais de 20 dias....
No ano seguinte, ansiosa esperei a floração... Nem um botão! Que decepção, que disparate! 
O mesmo aconteceu no ano seguinte e também no outro... Pensei: Talvez ela floresça somente de 6 em 6 anos?!
Há cerca de quinze dias, reguei-a novamente com o adubo próprio para orquídeas como sempre faço, e em tom de desabafo, pensando alto disse: Quando é que você irá me dar a alegria de florescer de novo?! e na alma, completei: Bem que NESTE ano em especial, ela poderia florir, me fazendo sorrir....
Hoje, de uma única vez, calada, sem anunciar seus botões, um ramalhete de orquídeas púrpuras raras enfeitam o meu jardim!!! 
Não uma, ou duas, ou três, ou cinco, ou sete.... mas um ramalhete!


A surpresa foi tamanha, que boquiaberta chamei Naldete para ver as mais belas orquídeas que precisaram 9 anos para florescer de maneira abundante, caladamente....


Minha filhinha dorme com respiração profunda de quem está sonhando lindos sonhos.


Reflito que mesmo em meio a turbulência de um dia cansativo, complicado e até mesmo triste,  minha "fala" é sobre coisas que me fazem sorrir... 
E  agora, com um sorriso de Monalisa, percebo que Cristo é comigo. Sempre! No tempo certo e nos detalhes das pequenas coisas. Não há "sol enganador", frio gélido ou mesmo cansaço que possam substituir: o envolvente aroma de café, nem tampouco o acalentador e encorajador sorriso da minha filha, pois esses serão sempre agraciados com inesperados presentes de Deus, como as orquideas raras que enfeitam o meu jardim.
Shalom a todos.

4 comentários:

  1. Vou passar ai na frente da sua casa so pra ver a sua orquidea! Gostaria muito de ter habilidade com as plantas mas, infelizmente nao tenho! Godtaris de aprender! Isso se ensina???
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Orquídeas são lindas mesmo!!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Eula, minha mãe diz que para lidar com plantas e flores tem que ter "dedos verdes"... Algumas tias falam em brincadeira: "Um quê de fada!"...
    Você, como Tinker Bell, embora seja uma fada artesã, com certeza tem dedo verde! :)))
    Mas sim... Existe cursos! e principalmente os de orquidea! Podemos fazer!!! :))))

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto! Lindas orquideas, esse quê de fada não sabia que tinha.Gostei do seu blog.Bjs

    ResponderExcluir