sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O sol da toscana sempre estará lá

Existem ditos populares que ou são alarmistas, ou crendices...(manga com leite, o ovo para santa bárbara e por ai vai...) Todavia, alguns desses ditos nos mostram que a sabedoria popular, por vezes é mesmo sabia...
Um desses ditos tem se comprovado verdadeiro nos últimos anos que tenho vivido. Entre eles cito alguns:
" A verdade sempre aparece, cedo ou tarde"....
" A amizade verdadeira conta-se nos dedos de uma única mão"....Se contar!
" A justiça de Deus não tarda e nem falha"....
e " Para tudo há uma primeira vez na vida"....
O Ano de 2010 eu poderia dizer que todos esses ditos fizeram parte da minha.... Alguns trouxeram tristeza, outros alegrias, outros lucidez e clareza!
Dentre todos, hoje quero falar sobre o ultimo dito que citei: " PARA TUDO HÁ UMA VEZ NA VIDA"
Tenho refletido muito sobre esse jargão popular, que nesse caso, o considero como uma verdade, até mesmo se associarmos essa fala ao tempo! O Tempo de Deus não é o nosso tempo... É o tempo Dele!
Talvez por isso que essas primeiras vezes " acontecem "descompassadas"  e em momentos que não julgariamos oportuno, ou impróprio ou o que...
A verdade é que para: " TUDO HA UMA VEZ NA VIDA"  e isso acontece na marcação do compasso do tempo de Deus....
A Palavra de Deus ja nos dizia: Tudo tem o seu tempo.... o tempo de plantar, de colher, de ceifar....e creio que também o tempo de experimentar o produto colhido !
Tenho achado até engraçado as "coincidências" ( entre aspas, porque creio que coincidências mesmo, podem até existir, mas são raras) e os desafios seja podem ser eleitos, impostos ou ocasionais...
Creio que seria interessante um dia poder elencar as primeiras ocasiões, fatos, que acontecem na minha vida... e o impacto disso no transcorrer da mesma.
Lazana.... Prato simples. Compra-se no supermercado, esquenta e pronto.... Pois é, nunca tinha feito uma lazana  sem ser das compradas, na vida! e para quem me conhece, sabe que um dos meus hobbies é a culinária....Percebi que existe lazanhas de todos os jeitos e sabores! Provavelmente deve existir um tratado sobre a lazanha ou alguma pesquisa relacionando as diversidades entre as lazanhas e as pizzas! jogo duro!
Outra coisa que nao fazia por quase seis anos era assistir a uma novela, mesmo não sabendo ao certo os nomes dos personagens, somente o do meu primo, logicamente....
Confesso que me emocionei ao ver Totó (provavelmente nome dado ao personagem, graças ao filme cinema paradiso) chorar ao ver seu sitio na Italia, arrumado, lindo e vazio... ele retorna a sua casa... ao seu espaço, a sua "caverna". Caverna: espaço para se abrigar, para estar com a sua familia, para traçar planos e metas em conjunto com os seus....
Conheço várias cidades na Italia, mas nunca fui visitar a comune del mio nono...Mesmo sem saber ao certo de qual comune ele pertencia, (agora ja sei),  a Toscana sempre foi um lugar que povoava e povoa meus pensamentos.....
Minha "caverna" hoje é minha casa, que por ora hoje igualmente vazia, tal como a de Totó, inunda meus pensamentos em relação ao sentido de caverna e o que ela deveria me propiciar....
Legalmente ainda sou uma mulher casada, frente a igreja e a justiça.
Não sou separada, pois não assinamos sequer a separação de corpos, e portanto NEM separados o somos ainda, quiça divorciados. Todavia, o pai da minha filha já vive uma vida de "solteiro" mas oficialmente namorando com outra mulher. Mulher essa a qual conheço desde os tempos da minha meninice e que tanto meus sogros (descobri que pela lei, nunca perdemos o sogro ou sogra, porque são considerados "pai e mãe" pela justiça, mesmo se houver outro matrimonio!) quanto todos os supostos "amigos da comunidade cristã" que também já sabiam, e acobertaram e acobertam..... decepção...
Como friso: a verdade SEMPRE aparece e. as versões de histórias mal contadas, podem ser ditas para vários... mas existe uma pessoa que Dele nada se esconde e que conhece o que realmente foi dito e acordado....  Mesmo que isso esteja sendo recontado sobre uma outra otica.... E fatos estão ai... portanto me calo e deixo portanto Ele se encarregar na condução de todos os assuntos da minha vida, nao somente este a qual citei... 


Novamente: para tudo ha sempre uma primeira vez na vida....! Seja a lágrima de Totó, seja os "amigos que não se contam nos dedos das mãos" ou os que contava e que não conto mais...  :)
Começo a pensar no meu lugar no mundo e nos propósitos e livramentos de Deus. Começo a entender melhor uma prima querida, e as lagrimas do personagem....
Há sempre uma primeira vez na vida para todas as coisas...
Perceber calada mentiras sendo contadas,
Pessoas que deveriam ser retas e aptas para atuar no louvor a Deus...
A valorização exacerbada do dinheiro....  Como me foi dito: se eu tivesse 1 milhao de reais no banco nao estariamos com advogados.... É o dinheiro então que conta?
Pessoas que transcendem a ética, o bom senso e a amizade,  frente a acordos feitos, refeitos, e re-refeitos que nao são cumpridos e continuam flanando na sociedade vivendo uma "verdade" existente frente a insistência de querer continuar a enxergar um pequeno panorama de visão e igualmente se escondendo atrás dessa voluntária desculpa....
As coisas boas? :)
Deus é um Deus de detalhes.... a Ele nada escapa.... a Ele tudo é mostrado, mesmo na quietude dos pensamentos....
Outra coisa boa?  e o sol da toscana continua lá.... e pra tudo ha uma primeira vez!

Shalom..

Nenhum comentário:

Postar um comentário