terça-feira, 26 de abril de 2011

Dona-Doninha-Dondoca

Parece encontro marcado!
Basta chegar meados de abril que recebo vários "ites" agudos de "presente"... Amidalite, Laringite, Faringite, Bronquite e por ai vai.... Porém, os meus "ites" nunca chegam desacompanhados! Chegam sempre com uma boa companheira, que fiel e faceira, abraça-os sorrateiramente e se faz igualmente importante ao caos já instalado: a Dona Asma.
Dona Asma, astuta, diz que somente pega carona com seus amigos, porém,  mesmo quando esses já se vão, ela teima em ficar um pouquinho mais... Só que este pouquinho muitas vezes dura todo o inverno indo embora somente após a primavera!
Ano passado inté estranhei! (mas confesso que sorri - mesmo que ironicamente- de alegria). A Doninha-Dondoca não veio! Perguntei aos temporais "ites" se eles a tinham visto ou se sabiam se ela viria me visitar naquele ano ( não gosto receber visitas em casa sem me avisar! Senão não consigo nem me preparar ou sequer fazer um bolo ou quiçá um chá para agradar!). Alguns deles me disseram que não a tinham visto, outros afirmaram que nem repararam que ela sempre vinha de soslaio... Mas teve um dos "ites", meio prima-irmã, que soube me dizer do paradeiro dela.. A Bronquite me fez saber que ela andava em suave depressão e não queria ver ninguém mais não...
Pensei "candidamente": YESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS! Tô livre! Ainda mais porque teria minha banca de qualificação. Mas, (tudo tem um mas!) minha boa educação não permitiu verbalizar tamanho descaso frente a situação de depressão da Dona -Doninha e comentei com a Bronquite: Mas que coisa! Justo ela! Tão animada em comparecer aos eventos de meio de ano! O que houve?!
Bronquite sempre foi meio ranzinza. Conta o que quer e na hora que quer e com sua voz esganiçada, estridente e semi-tonada,  sabiamente, fala pouco e procura-se a ter a observação em primazia.
Todavia, a prima assustada foi logo me pondo a par da situação... Foi desilusão! Esbravejou ela em sua voz trêmula...e está com suave depressão... De pronto respondi: Não! Depressão Não! Coitada da Doninha! Ninguém merece tamanha desilusão... (juro que falei com sinceridade!)
E a prima continuou: Pior! Veio a Senhora Pressão na boa intenção, mas piorou a situação.... E erroneamente, comecei a ficar seriamente preocupada com a Doninha e quando me vi, já tinha mandado minhas saudações pela prima....Pensei: Bom, mandei por educação.E ela disse que não quer ver ninguém mais não, então, sem preocupação...
Minha surpresa se deu semana passada! A desavergonhada veio desacompanhada! Fez uma visita rápida dizendo que estava com saudades também da Senhora Pressão, que está comigo desde o ano passado dizendo que não tem onde ficar. (Sei que não é verdade, porque a familia dela é enorme!). E assim como veio, foi embora... Pensei: Ufa, que bom que já se foi!
Mal sabia eu, que Doninha- Dondoca voltaria com seus amigos "ites" na semana seguinte. E justamente na Semana Santa, a irônica Doninha apareceu com seus amigos. Sorridente, de fato,  porque despeitava a depressão que vinha logo atrás dela seguida da desilusão....
Fui logo dizendo quando a porta se abriu (nunca abro! ela vai entrando sem inibição): Epa! Quem são esses atrás de você? A casa está cheia! Pode deixar seus novos amigos do outro lado de lá....(Veja lá se iria deixar , desconhecidos, mesmo que famosos, na minha casa).
Sorriu maliciosamente, em meio ao tumulto que os "ites" causavam, e deu um ciao para os dois novos companheiros, batendo a porta antes deles lhe alcançarem. E serelepe, já foi fazer festa na cozinha com os "ites" ...
Olhei do lado de fora e vi os dois voltando pra casa sozinhos... Fiquei com uma certa pena, mas regras são regras! E Doninha com seu vestido branco de Organdí acenou da cozinha recitando velhos clichês: Não se preocupe por eles! Quando casar passa! Não passa, PIORA! respondi... E em meio a bocadas de bolo de mais uma noite insone com o alvoroço dos visitantes, respondeu de bate e pronto: Então quando descasar!
E a danada com uma piscadinha cúmplice nos olhos, me fez sorrir....Fico agora torcendo que quando descasar passe! e que Dona-Doninha viaje pra longe.... E se der levando vários, senão todos "ites"! (já chega a Senhora Pressão gorda proseando com a Insônia espaçosa!)
Shalom a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário