quarta-feira, 29 de setembro de 2010

RECEITAS DA CHICA FELIZBINA: COMPOTA DE LARANJA LIMA

"Ai meu pé de laranja Lima!" - Esquindô Lelê, Esquindô Laiá
Da popular laranja, que já virou música,  livro, e novela, o que mais me recordo é a verdadeira festa da colheita no sitio com toda a familia e primos: a colheita das laranjas limas.....
Impossível também é não lembrar de quanto nos fartávamos de chupar a laranja embaixo do pé!  Enquanto os adultos as colocavam em grandes balaios de palha, nós, crianças também ajudávamos a colher! uma laranja para o balaio, uma para a barriga e embora os adultos nos alertassem: Hey! não chupa muita laranja! olha a barriga! Não estávamos nem ai... comia-mos as esperadas laranjas, a ponto de deitar no chão embaixo do pé, apertando uma folhinha e aprendendo desde a meninice as diferenças dos aromas das diversas laranjas....
Me admiro quando hoje escuto que pessoas não sabem descascar laranja..... o que me remete logo as doces lembranças dos doces pés das laranjas lima e aos próprios doces!
Essa compota também é uma das mais tradicionais e apreciadas pela minha familia, seja pelo sabor da laranja lima em si, que embora doce, não faz da compota em si, um doce melado e enjoativo, pelo contrário, é um doce de sabor refinado devido ao aroma, textura e pelo próprio açucar da fruta.
Essa compota é muito fácil de fazer, mas demanda tempo e paciência....o que garanto que vale cada momento dedicado....
Procurei seguir as dicas das "CHICAS" que detém toda a expertise em compotas as quais posto aqui...

Ingredientes:
-10 a 12 Laranjas Lima ( eu prefiro as que são de tamanhos medianos e de cor de casca bem laranja)
- Agua 
- 1 kg Açúcar ( talvez menos, ou mais... depende do tamanho das laranjas)
- especiarias 
Modo de fazer:
1- Lave todas as laranjas e de preferência, utilize o hidroesteril a agua conforme indicacoes na embalagem de maneira que as cascas das laranjas fiquem limpas por completo.

2- Seque as laranjas e rale as cascas em um ralador fino, deixando suas cascas raladas de maneira uniforme

3- Deixe-as em um recipiente com água filtrada por 5 dias. Importante: A cada dia deve-se trocar ao menos 2x a água das laranjas. Esse processo visa eliminar o amargo das laranjas. Se repararem, ao trocarem a água, perceberão algumas bolhas na agua e um cheiro caracteristico que aos poucos vai sendo eliminado.
Para outros tipos de laranjas, como a laranja caipira ou brava, utiliza-se trocar a agua do molho por 7 dias...

4- apos as laranjas terem ficado de molho por 5 dias, faça um pequeno talho aonde teria-se o cabinho. Com a ajuda de um pequeno boleador, vá retirando os caroços de dentro da laranja.

5- coloque a agua filtrada e o açúcar em fogo brando até que haja uma mistura entre os dois componentes, acrescentando o sumo da laranja ao tirar os caroços das mesmas. Acrescente se quiser, dois paus de canela.( Minha dica é colocar a canela somente no final do doce, para que o sabor da laranja sobrepuje o da canela)

6- acrescente as laranjas percebendo se a calda esta cobrindo-as por completo. Deixe levantar fervura.

7- Quando perceber que na panela já estão se formando bolhas constantes e que as laranjas além de moles (teste com um garfo) estão começando a ficar transparentes, é que o doce está pronto
Outra maneira de perceber se a calda está boa é testar com uma colhendo um pouco da calda e verificando se após algumas cotas um pequeno "fio" liga a mesma. Perceba que a calda não é em ponto de fio!

8- Esterilize os vidros com água fervente antes de colocar a compota.

Voilà

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

God's Love Is Deep Enough to Meet Your Needs





 Another text shared in our ICYC group from  Akin Ogundimu, afriend from Africa that is always sharing nice words and thoughts...
by Rick Warren


"The Lord reached down from above and took hold of me; he pulled me out of the deep waters"
 (Psalm 18:16 TEV).



"Betsy replied, "There is no pit so deep that God's love is not deeper." "
Dear Friend,
There are times when we all think, "I'm going under for the last time! I'm about to sink!" No matter how deep you are, God's love is there; he can pull you out of the deepest waters.
No matter what problem you have, God's love is deeper than your problem. You may be in deep despair, deep trouble, under deep stress. You may have deep problems, emotional problems, physical problems, financial problems. 
Yet, God's love is deeper still. 
Corrie ten Boom and Betsy ten Boom were Christians who lived in the Netherlands during Word War II. They hid Jews in their home to protect them from the Nazis. When they were discovered, not only were the Jews taken to the concentration camp but Corrie and Betsy were taken as well, and they spent the rest of the war there.
After watching one atrocity after another, Corrie told Betsy, "This place is the pit of hell!" Betsy replied, "There is no pit so deep that God's love is not deeper."
In the last few months, you may have hit bottom. Perhaps you're at the bottom financially and you think, "I am going broke!" Or, you've hit bottom emotionally, or your marriage has hit bottom, or you're having health problems. You're frustrated and you think, "I'm going under."
Where is God when you hit bottom? He's right there underneath you. He is "your refuge, and his everlasting arms are under you" (Deuteronomy 33:27 NLT).
Drop into his arms of love. Let him catch you and support you when you have nowhere else to go.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Grande Poesia da Vida!


Primavera....
Tempo de renovo, de renascimento, de recomeço..... Pelo menos em alguns sentidos da vida.
As flores desabrocham contagiando o ar, pálido, escasso pela névoa que desce sobre a cidade.
Mesmo assim, persistentes (talvez como os baobás do Pequeno Principe?!), em todos os cantos da cidade e todos os jardins existem flores e vegetações que colorem a paisagem, propiciando um "respirar diferente" frente as atribuições do dia a dia.
Antigamente diria: "Primavera, tempo de poesia!" que das mostras impressionistas de Monet e Manet, cintilavam os olhares dos apaixonados ou dos que, algum dia já souberam o que era isso.....
Se dantes o olhar brilhante se remetia a paixão, ao amor e a vontade imensurável de abraçar o mundo de um única vez, frente a exuberância e ao sentimento complexo de se sentir completo; hoje, o mesmo olhar brilhante permanece, porém com o foco voltado nas pequenas alegrias da vida,  que Deus nos proporciona diariamente ao acordarmos....
 Mais atenta a observar, seja com minhas "lentes castanhas dadas por Deus" ou sob a lente de uma máquina fotográfica ( que agora carrego sempre que posso comigo), me pego sorrindo alegre ao ver o alvoroço dos adolescentes falantes em busca de uma jornada ainda não vivida.
O desabrochar repentino de um sorriso também me surpreende ao ver um pai empurrando satisfeito e feliz, 3 carrinhos com seus bebês de bochechas rosadas e ter a percepção que tanto para o pai, quanto para os bebês, ou mesmo para mim, aquele momento é único e que tudo na vida passa rapidamente... mais do que se espera, ou que se pensa.
Crianças indo para escola, já sem seus agasalhos pesados, pululantes empurram suas mochilas de rodinhas com toda a sorte de personagens existentes....  Aliás, impossível não ter um momento de saudosismo e relembrar  que para mim, aos 6 anos,  mochilas de rodinhas eram na verdade uma pequena bolsa de jeans, pintada a mão por mamãe todos os anos.... me lembro de uma linda coelha de laço de fita cor de rosa :o)
Casais de mãos dadas se aventuram por um passeio mais longo pelos parques, mesmo que a breve chuva (ainda não tão refrescante!) os peguem de surpresa. Naquele momento, nada importa, o incômodo da roupa, tenis ou cabelo molhado, mas o fato das mãos atadas correrem juntas em uma velocidade sincronizada para debaixo de uma árvore... (Me desculpem a súbita traquinagem, mas correr para debaixo de uma árvore, com chuva, nunca foi uma boa idéia, principalmente se rugirem as trovoadas).
As orquídeas de todas as cores e formatos surgem.... Impossível resistir e não parar para observar, ou mesmo abrir a boca frente a tamanha"belezura"!
 E os lírios?! OS LIRIOS!
Os lírios brancos, que para mim são uma das mais preciosas flores desenhadas pelo Grande arquiteto da vida, além da beleza vinda da simplicidade me embriaga com seu perfume encantador... Não é a toa que eles são comparados como mais belos que as vestes de Salomão....
Frente a todos esses olhares e percepções que engrandecem os dias de setembro, arrisco aromas inusitados em minha cozinha. Que prazer!
Do pão quente fresco, às compotas e geléias que juntamente com a riqueza da estação, formam essa linda paleta de cores, sabores, aromas e sensações...
O que me faz justamente pensar se não é aí que está também a Grande Poesia da Vida a ser vivida por todos nós.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

RECEITAS DA CHICA FELIZBINA: PAO DA PRIMA HILDA

Hoje vou falar de uma prima do clã.....
Hilda, filha de um irmão mais velho de meu avô Pedro - filha de Tio Manuel....
Muitas histórias ouvi desde criança sobre esse meu tio-avô... Até hoje não sei quantas são "causos" e quantas são veridicas! As que tenho certeza são as que minha mãe sabe e viu... Mas com TODA certeza, Tio Manuel, não era uma pessoa comum, MUITO PELO CONTRARIO! É um personagem! Só que da vida real....
Para deixar gosto de quero mais....
Na época, onde médico era praticamente inexistente ( em tempo, meu avô nasceu em 1889!), principalmente perto das fazendas de café, as pessoas ficavam a mercê do tempo e do vento.... Tio Manuel, todavia, era conhecedor de plantas e ervas que curavam. Do tifo, muitas foram curadas com a sua ajuda.
Havia também as traquinagens dele... Tal como fazer o sabão nao dar ponto no tacho com um simples olhar por pura farra.... A mulherada ao ver o cavalo chegando, já dava um jeito de esconder o tacho de sabão, porque já sabiam que o dito teria que ser refeito....
Tio Manuel merece um ou alguns capitulos nesse blog, frente a peculiaridade dessa pessoa- personagem que sempre esteve presente na minha curiosidade e xeretisse de menina.
Hoje, porém, transcrevo a receita do Pão da prima Hilda, tal como ela escreveu para a Tia Julia.

PAO SALGADO da HILDA

Em um recipiente coloque:
3 tabletes de fermento Fleshimann (fermento biológico)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal

Mexa até dissolver bem o fermento e acrescente:
3 ovos inteiros ( já batidos com o garfo)
1 copo americano de óleo
2 1/2 copos americanos de leite levemente aquecido - morno
Farinha de trigo (preferencialmente a da marca Renata) até que a massa desgrude das mãos.
Sove a massa muito bem! batendo na pia, ou mesa, ou tábua.
Tampe o recipiente muito bem, retirando uma bolinha de massa e colocando-a em um copo d´água

Quando a bolinha de massa subir, divida a massa em 6 partes e enrole os pães em superfície untada com óleo e já colocando-os em forma untada e polvilhada de farinha de trigo.
Separe uma segunda bolinha e coloque-a no copo d´água.

Cubra a massa com um pano e coloque os paes dentro do forno desligado.
Quando a segunda bolinha de massa subir, ascenda o fogo e coloque os paes para assar.

* notas da autora do pão:  Todo o procedimento demora de 2 a 3 horas
Depois é só passar aquela manteguinha e comer com cafezinho passado na hora! Isso é tudo de bom!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

God Is a Capable Father: by Rick Warren

Most of you know that I did participe at ICYC in 2001.  ICYC it is an international methodist conference that  meets youth people ( when  I was youth! hehehe) from many countries...
Yesterday I recieved a post at our group from a friend called Akin Ogundimu, that lives in Africa. He always share blessing words, so I had decided to share with all of you in my blog.


Dear Friends,
"For nothing is impossible with God." Luke 1:37 (NIV)
"God has unlimited resources, unlimited energy, unlimited knowledge, unlimited
time. He says I can supply all of your needs."


God can handle any situation you give Him. No problem is too tough for Him. Nothing is beyond His ability. But the first thing you've got to do is bring it to Him.

What's the decision you're facing this week? What's the mountain that needs to be moved? Cancer? Bankruptcy? Your kids having problems? Can't break a bad habit?  ... Nothing is impossible with God." 
In Jeremiah 32:27 God says:  "I am the Lord, the God of all mankind. Is anything too hard for me?" (NIV) It is almost like God laying down the gauntlet saying, "I dare you. Think up a problem that I couldn't solve. Is anything too hard for me?"

Most of us, growing up, have said, "My daddy can do anything! My daddy can beat  your daddy!  I really thought that". But, as I grew up, I began to have my eyes opened. I realized that when it came to my allowance, my dad had limited resources. When it came to advice, sometimes he was just guessing too. My guess was as good as his, because he was an imperfect father
.

Ephesians 3:20 says, "God is able to do far more than we would ever dare to ask or even dream of infinitely beyond our highest prayers, desires, thoughts, or hopes!" 
I have a pretty vivid imagination. I can think up some pretty big dreams. I can set some high goals. God says, "My son, you think up the greatest  thing you think I could do in your life and I can beat that. I can top that."
He is a capable Father!

What I can expect from my Father in heaven? My God shall supply all of your needs according to His riches in glory by Christ Jeasus ( Philippians 4:19)


He has unlimited resources, unlimited energy, unlimited knowledge, unlimited time. He says I can supply all of your needs. 
God says you're forgiven. He says he'll provide. He says we need not fear. To paraphrase the Bible, God says, "I'll take care of yesterday's failures, today's frustrations, and tomorrow's fears because I am a capable Father."  

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Palavras de ordem: DESPAULTÉRIO! DESCONCHAVO, DESPROPOSITO, DISPARATE!

Algumas vezes ouvi,pessoas conhecidas dizerem que "falo dificil".


Não me considero e nunca me considerei prolixa, longe disso!  Até porque nunca disse: "Aceita uma chávena de chá ?" (essa fala é da minha mãe....)


Dada a minha qualificação no mestrado, parei para pensar sobre essa questão, onde pontuaram que escrevo de modo fácil,  desde que na frase não apareça uma palavra difícil a ponto do leitor buscar o dicionário....


Pensei: Será MESMO que falo difícil mesmo?


É certo que infelizmente, a grande maioria da população brasileira, não tem acesso a leitura e a educação plena, e o ensino fundamental deixa a desejar, assim como já ouvi isso dos meus pais que além do francês, estudavam o latim e outras línguas....
Não vou entrar em fatores políticos, antropológicos ou sociológicos... Minha fala se refere meramente ao uso de palavras ditas "não coloquiais" ou coloquiais demais quando uso em um exemplo termos já consagrados pela nossa lingua, como performance ao passo de utilizar a palavra desempenho.


Nossa língua com tantas palavras chegam a expressar sentimentos complexos como a SAUDADE....
Como explicar a saudade em outras línguas?  difícil tarefa.....


Tenho utilizado ultimamente a palavra despautério..... percebo agora que os olhares vagos e moribundos deviam ser ao fato de nao saber o significado....


Temo quando me dizem que em sala de aula de lingua portuguesa, estuda-se Paulo Coelho.... De fato o autor inegavelmente possui muita inteligencia, haja visto que suas publicações são mundialmente aceitas.... Todavia, confesso: NAO GOSTO de PAULO COELHO... e acho um DESPAUTERIO somente livros como os dele serem estudados em sala de aula....


Me pergunto se os mais novos ouvirão falar de Machado de Assis, Oswald de Andrade ou mesmos os deliciosos livros que li em minha adolecencia , Jose de Alencar....


A falta de afinidade com a leitura, seja essa jornalistica, conto, cronica ou mesmo as poesias de Ruy Barbosa.... é notória.


Será que o futuro esta nos verrnaculos de paulo coelho:?!

sábado, 4 de setembro de 2010

Habemus Validus!



No "conclave" de 02 de setembro de 2010

Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Validus
Anuncio uma grande alegria: Temos qualificação! :o)
Espero somente que, nesse período de deconstrução, restauração, reedificação, remodelação,  repaginação e outros "ãos" para se chegar a dissertação final não utilize a outra celebre frase em latin: 
Ave Caesar morituti...
Salve César os que estão a ponto de morrer....


Tudo bem, quanto dai a Cesar o que é de Cesar.... Só que quero entregar pessoalmente! hehehe